#

SES confirma que plano de ajustes na remuneração dos médicos será apresentado em breve

Galeria de fotos AQUI.

Sob o comando do coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) e presidente do Conselho Regional de Medicina, Daniel Ortellado, a reunião mensal do COSEMESC, realizada na noite desta terça-feira (26/10), contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e do deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Vicente Caropreso.

Remuneração Médica e RPM

O secretário informou que na quarta-feira (27/10) será realizada a última reunião que definirá a proposta de ajustes nos vencimentos dos médicos e que nos próximos dias pretende apresentar o plano às Entidades Médicas. Adiantou que os ajustes passam a vigorar a partir de janeiro de 2022.

“O objetivo é a equidade e melhorias de salário. O entendimento é que a categoria precisa ser valorizada e estamos nos empenhando para atingir mais especialidades e mais gestores de forma igualitária”, ressaltou.

Sobre a Remuneração por Produtividade Médica (RPM) dos médicos de UTI. que não consta no decreto, salientou que haverá alteração na lei e publicação como decreto. Também os médicos “rotineiros” serão atendidos nesta nova regra.

“Os profissionais da saúde de Santa Catarina deram resposta positiva na grave crise e agora é a hora de querer algo a mais. Temos noção plena que merecemos, assim como os demais, mas agora chegou o momento do médico”, declara o presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Cyro Soncini.

O diretor Adjunto de Assuntos Jurídicos do SIMESC, Mahmud Khalil Zardeh, alertou para a importância dos ajustes nos vencimentos, mas que a realização de concurso público não deve ficar fora de pauta. “A rotatividade de colegas interfere diretamente na qualidade do serviço. Quando o médico está treinado, vence o contrato, e perdemos o profissional qualificado”.

SAMU

André Motta Ribeiro também confirmou que na quinta-feira (28/10) será publicado edital de chamada pública para médicos reguladores do Estado. “O Serviço precisa estar na mão do Estado de alguma forma e faremos com a regulação. Sobre o edital para gestão do Serviço, estamos tomando os cuidados para que seja um edital menos frágil do que temos hoje e mais alinhado com as necessidades”, reforçou.

Carreira Médica

O deputado Vicente Caropreso apresentou a intenção de propor um projeto de lei para a implantação de Carreira Médica de Estado.

“É uma proposta que venho trabalhando há algum tempo, mas agora avalio que seja o momento certo de dar um passo a frente e conto com a colaboração das Entidades Médicas para elaborar o melhor projeto possível”.

 “A Carreira Médica é um sonho da categoria e este momento em que o médico tem tido mais visibilizada na sociedade pode ser oportuno”, comentou o presidente do CRM que aguardará o recebimento da matéria para apreciação das Entidades.

A próxima reunião do COSEMESC ficou agendada para o dia 30 de novembro, no CRM SC.


  •