#

Empossada a nova diretoria da FMB Gestão 2021-2024

Dirigentes sindicais de diversas regiões do Brasil, médicos, autoridades políticas e convidados participaram na noite de 5 de novembro, na Associação Médica de Pernambuco, no Recife, da cerimônia de posse da nova Diretoria da Federação Médica Brasileira (FMB), Gestão 2021-2024, que terá o comando do pediatra, vereador do Recife e diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros.

Há três anos à frente dos trabalhos da FMB, o presidente Casemiro dos Reis Júnior fez um balanço da gestão e desejou sucesso à nova diretoria. “Nossa gestão enfrentou a maior tragédia sanitária do mundo, em que o Brasil foi o país que mais registrou mortes de profissionais da saúde. A FMB resistiu e representou o médico que diariamente foi ao front, muitas vezes até mesmo sem equipamentos adequados. São esses médicos que são heróis nesta tragédia que merecem uma Entidade forte, que o represente e o defenda nas questões trabalhistas que cada vez mais estão sendo subtraídas. Tenho certeza que Tadeu tem competência para engrandecer nossa Federação”, declarou Casemiro.

Tadeu que conduzirá os trabalhos juntamente com 15 diretores de 18 sindicatos brasileiros, falou da felicidade em estar à frente de uma Federação que ampliou a sua representatividade para quase 500 mil médicos. Os sindicatos de Amazonas, Ceará, Grande ABC, Minas Gerais e Rio Grande do Sul passam a integrar a Entidade. “A Federação foi criada pelo esforço de muitos e com a participação do Dr. Waldir Araújo Cardoso que fez ela nascer, e depois na gestão do Dr. Casemiro que fez ela se firmar e consolidar. Agora, nós precisamos dar passos maiores. Passos que estão segmentados graças à pavimentação dos presidentes anteriores, que nos dá a oportunidade de começar com um grande legado, quase dobrando o tamanho da nossa representação, com a entrada de cinco novos sindicatos na Federação Médica Brasileira, e isso é muito significativo”, comentou o novo presidente.

Comenda de Mérito Sindical

A posse da nova diretoria da FMB também foi marcada por homenagens. O primeiro presidente da Federação, Waldir Araújo Cardoso, recebeu a Comenda de Mérito Sindical pela sua contribuição há mais de 30 anos com o movimento sindical brasileiro.

“Você sempre esteve firme, conduzindo as atividades com ética e compromisso, incentivando nossa diretoria e merece todo nosso respeito e reconhecimento”, declarou a secretária de finanças da FMB Gestão 2018-2021 e diretora do Simepe, Malu David.

“Jamais estaria aqui recebendo essa homenagem se não tivesse recebido a contribuição de todos médicos e médicas que tive a honra e oportunidade de trabalhar. Dediquei boa parte da minha militância ao movimento sindical e faria tudo novamente com muita honra. Agradeço a todos e dedico esta homenagem ao colegiado do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), que sem o apoio que eu sempre tive, jamais chegaria aqui”, declarou Waldir.

Homenagens Póstumas

A pandemia da Covid-19 deixou mais de 600 mil médicos mortos no Brasil. Dentre estas perdas irreparáveis, os médicos Silvana Soraya Gouveia Henrique Martins e Assuero Gomes da Silva Filho, que representando a todos, foram homenageados no evento.

Silvana Soraya faleceu no dia 19 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba. Ativa no combate à Covid-19 desde o início da pandemia, acabou sendo vítima do mal contra o qual lutava diariamente há mais de um ano.

“Silvana, uma das fundadoras da FMB, era minha amiga. Trabalhávamos juntos e deixou um grande legado”, ressaltou a diretora da Mulher Médica, Edilma de Albuquerque Lins Lisboa, que entregou a homenagem aos familiares de Silvana juntamente com o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Marcos de Holanda Pessoa.

“É uma honra receber essa homenagem. Eu queria muito que ela estivesse aqui pois ela iria se emocionar bastante. Eu ainda não sou formado, faltam poucos meses, infelizmente ela não vai poder me ver, mas eu vou continuar seguindo o legado e agradeço a homenagem”, disse o filho Bruno Gouveia Henrique Martins, que recebeu a honraria acompanhado do pai e da irmã.

Assuero Gomes era ex-diretor executivo do Simepe e 3º vice-presidente e conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Faleceu no dia 25 de dezembro de 2020. Durante sua carreira, o pediatra trabalhou em importantes unidades de saúde de Pernambuco, como no antigo Hospital Santa Lúcia, hoje Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Ó e Hospital De Ávila. Médico por formação, escritor e artista plástico por vocação construiu suas obras Tributo a Gaudí e Caminhos da Andaluzia para Maimônides expostas no Simepe. Em 2019, ele lançou o livro Minhas Memórias da Igreja de Olinda e Recife.

A secretária de Finanças da FMB, Janice Painkow, entregou a homenagem para a afilhada e médica Malu David. “Represento a família de Assuero e tenho muito orgulho de ser afilhada dele. Ele muito contribuiu com a medicina e deixa muitas saudades”, disse Malu.

Autoridades

A presidente do Simepe, Cláudia Beatriz Andrade, ressaltou que este momento é um marco na história do movimento nacional, na qual sente muito orgulho, especialmente por ser uma Entidade que sempre valorizou a representatividade da mulher médica. “O que nos une é a bandeira do médico. O que nos une é ver o médico valorizado. Faço votos que seja uma gestão de muita construção”.

“Tadeu tem competência e não tenho dúvidas de que fará um grande trabalho na FMB”, acrescentou o representante da bancada pernambucana federal, deputado Ricardo Teobaldo.

O presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá, também desejou sucesso à nova Diretoria. “Tadeu tem sido uma grata surpresa e graças à força de seu trabalho e articulação, tem construído muito. Não é à toa que assume essa responsabilidade em nível nacional de grande destaque. A FMB está entregue a quem tem competência”.

Sindicatos que compõem a FMB

São filiados à FMB os sindicatos do Acre, Alagoas, Anápolis, Amapá, Amazonas, Grande ABC, Campinas, Ceará, Criciúma, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Roraima, Tocantins e Sorocaba (SP).

Mais sobre o presidente

Tadeu Calheiros é médico formado pela Universidade de Pernambuco (UPE), especialista em Oncologia Pediátrica pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Tem larga experiência no SUS, onde atua há mais de 20 anos - hoje no Hospital de Câncer de Pernambuco e no Hospital Correia Picanço.
Além disso, tem marcante trajetória no movimento médico, tendo ocupado diversos cargos, incluindo a presidência do Simepe e também foi conselheiro do CRM-PE, entre 2013 a 2020.

Na FMB, também atuou como Secretário de Educação Médica e Formação Profissional durante a gestão 2018-2021. Atualmente, como vereador do Recife pelo Podemos, ocupa a vice-presidência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

Composição da Diretoria da FMB Gestão 2021-2024

Presidente:?Tadeu Calheiros (PE)

Vice-Presidente:? Fernando Luiz de Mendonça (MG)

Secretário Geral:? José Roberto Cardoso Murisset (Grande ABC)

Secretário Geral Adjunto: Guilherme Augusto Pulici (AC)

Secretária de Finanças:? Janice Painkow (TO)

Secretário de Finanças Adjunto:? Reginaldo Abdala Rosa (TO)

Secretário de Assuntos Jurídicos:? Fernando Uberti Machado (RS)

Secretário de Comunicação:? Edmar Fernandes de Araújo Filho (CE)

Secretário de Educação Médica e Formação Profissional:? Cyro Veiga Soncini (SC)

Secretário de Relações Trabalhistas e Sindicais:? Mario Viana (AM)

Secretário de Benefício, Previdência e Saúde do Trabalhador:? Moacir Perche (Campinas, SP)

Secretário de Saúde Suplementar:? Tarcísio Campos Saraiva de Andrade (PB)

Secretário de Direitos Humanos:? Iron Antônio de Bastos (Anápolis, GO)

Secretária da Mulher Médica:? Edilma Albuquerque Lins Barbosa (AL)

Secretário do Formando e Médico Jovem:? Wilson Machado (PA)

CONSELHO FISCAL

Titulares:?João Gouveia (PA), Jordani Campos Machado (MG), Licínio Argeu Alcântara (Criciúma, SC)

Suplentes: Márcio Henrique Cunha (GO), Amélia Maria Fernandes Pessôa (MG)


  •