#

Joinville: Justiça determina fornecimento de análogos de insulina

A Justiça determinou que o Estado de Santa Catarina volte a fornecer os análogos de insulina para os pacientes de Joinville e região. A decisão foi assinada no dia 20 de janeiro de 2022, pelo juiz federal Henrique Luiz Hartmann, do TRF4. Veja a decisão AQUI.

A garantia de que os pacientes tenham direito a receber outros medicamentos e não apenas à insulina ASPARTE, desde que comprovada a necessidade mediante receita expedida por médico vinculado à rede pública de saúde, é uma grande vitória para os profissionais da saúde e pacientes diabéticos.

 “Estamos há quase um ano nessa luta pelo fornecimento desses medicamentos. Chegamos a ir a Florianópolis, fizemos apelos às três esferas, e a decisão é sem dúvida uma grande vitória. Esses pacientes estavam em sério risco sem o fornecimento dos análogos de insulina”, diz o tesoureiro do SIMESC e vereador Cassiano Gonçalves Ucker.

 “A ação que assegurou este resultado é consequência de diversos movimentos de entidades como Sociedade Brasileira de Diabetes de Santa Catarina, Sociedade Joinvilense de Medicina, Conselho Municipal de Saúde e Associação dos Pacientes com Diabetes. Graças à união de todos, conseguimos a decisão pelo retorno do fornecimento das insulinas especiais”, acrescenta a endocrinologista e diretora de Formação Sindical e Estudos Sócio Econômicos do SIMESC, Tanise Balvedi Damas.


  •