#

Trabalho Médico é debatido no 23º FEMESC

Galeria de fotos AQUI.

Médicos de várias partes do Estado participaram no dia 1º de julho, de forma híbrida, do 23º Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina (FEMESC), realizado no Conselho Regional de Medicina (CRM), em Florianópolis. O evento organizado anualmente pelo Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) não era realizado há dois anos devido à pandemia.

A presidente do SIMESC Regional Blumenau, Lisiane Anzanello, abriu a tarde de conferências no painel Realidade do Médico em SC Hoje. Ela apresentou as inseguranças trabalhistas e a baixa remuneração do mercado. “A maioria dos médicos hoje trabalha em mais de um lugar, sendo que 44% têm vínculos de trabalho em quatro lugares ou mais”, informou ao ressaltar os riscos do esgotamento profissional em busca de uma melhor remuneração.

A médica fiscal do CRM-SC, Vânia Maria Caruso Bícego, apresentou a realidade das condições de trabalho nas unidades de saúde catarinense que incluem estruturas físicas precárias, rotinas inadequadas, carência de profissionais, falta de leitos e equipamentos.

Para o coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Edward José de Araújo, o alto número de médicos formando-se e a má qualidade de ensino em muitas escolas “irão refletir em maus profissionais submetendo-se a subemprego, trabalhando nos rincões sem condições de atendimento, aos desmandos de gestores para garantir renda e arrastando o bom médico”.

 

O que queremos para o médico em SC

O segundo painel contou como conferencista o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente, que falou sobre o programa Médicos Pelo Brasil, o secretário Adjunto da Secretaria de Saúde de SC, Alexandre Fagundes, que apresentou o compromisso da SES com a pauta, e o deputado estadual Vicente Caropreso, que abordou a necessidade da criação da Carreira de Estado para o Médico. “Tudo passa por definir os parágrafos, mas dentro de um contexto real e das possibilidades orçamentárias”, disse.

 

Abertura e Palestra Magna

O presidente do CRM-SC e coordenador do COSEMESC, Eduardo Porto Ribeiro, destacou no discurso de abertura a importância do evento. “Construímos juntos propostas para melhorar a saúde de Santa Catarina. Nos próximos dias nossa carta será entregue ao governo para que sejam implantadas medidas que valorizem o médico”.

 

O Conselheiro Federal e corregedor do CRM-SC, Anastácio Kotizias Neto, apresentou um panorama geral sobre a atuação dos médicos e os desafios do futuro, na palestra magna. Chamou a atenção para o excesso de escolas, qualificação insuficiente, jornada exaustiva, falta de condições de trabalho e pouca autonomia. Como solução para melhorias, projeta melhor formação nas escolas, uma relação médico-paciente de qualidade e representantes médicos na política. “Precisamos de articulação política, pois tudo é decidido no Congresso. Sem representatividade, falaremos sozinhos”

Coordenação do COSEMESC

No encerramento, o presidente do CRM-SC Eduardo Porto Ribeiro, transmitiu a coordenação do COSEMESC para o secretário geral do SIMESC, Leopoldo Back, que representou o presidente do SIMESC, Cyro Soncini, que por motivos de saúde não pôde comparecer ao evento'. Saiba mais sobre a transmissão AQUI.

Assista à íntegra do 23º FEMESC:


  •