#

Candidatos Médicos assumem compromisso com a categoria

O SIMESC promoveu na segunda-feira, 25 de julho, o SIMESC On-line Especial Eleições 2022. Em uma reunião híbrida, os médicos filiados candidatos aos cargos de deputado federal Cassiano Ucker (Cidadania), Mário Maluf (Liberal) e Saulo Sabatini (Patriota) e deputado estadual Janine Drebes(Cidadania) e Vicente Caropreso (PSDB) falaram sobre as pautas que terão destaque, caso sejam eleitos, e firmaram compromisso com a carta do 23º FEMESC, realizado na capital.  (Leia a carta aqui).

“É necessária modernização da legislação, melhorias nas condições do trabalho do médico, controle na qualidade da formação médica, entre outros, e para isso é preciso um grupo expressivo que defenda o médico. Tenho a proposta de criar um grupo de trabalho com as entidades médicas e representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação para que possamos conscientizá-los e atingir nossos objetivos na defesa do médico, da medicina e da saúde brasileira”, destacou Cassiano Ucker, atual vereador de Joinville, que concorre ao cargo de deputado federal.

Janine Drebes, de Rio do Sul, candidata a deputada estadual ressaltou que está à disposição das pautas médicas. “Além da luta por condições adequadas de trabalho e qualidade de ensino, tenho como uma das minhas bandeiras articulações para ajustes na aposentadoria especial por insalubridade dos médicos que atualmente é concedida apenas com 62 anos. É um período muito longo para o profissional estar exposto a agentes nocivos”, disse.

Candidato a deputado federal, Mário Maluf, de Florianópolis, comentou sobre a responsabilidade do médico em fazer diferente. “Em 2009 foi apresentado o projeto para Carreira Médica no congresso e hoje ele está arquivado. Certamente não foi porque nestes anos tivemos maus representantes médicos, mas porque a categoria não teve força suficiente para a batalha. A base de tudo é a união! Tenho o compromisso de ser um deputado referência, com boas articulações para os encaminhamentos dos projetos em prol da categoria”.

Ex-vereador de Canoinhas, o candidato a deputado federal, Saulo Sabatini, elencou suas prioridades. “Terei um olhar atento para a formação dos médicos no Brasil para que tenham melhor qualidade para o mercado de trabalho. Também buscarei melhores condições para os médicos. Temos que lutar por boa remuneração, mas precisamos também exercer o nosso bom trabalho“, ressaltou.

O deputado estadual Vicente Caropreso, de Jaraguá do Sul, que concorre à reeleição no cargo, também chamou a atenção para a abertura desenfreada de vagas nos cursos de medicina, melhorias na legislação da Telemedicina e falou sobre o projeto de Carreira de Estado que pretende implementar em Santa Catarina.  “Nestes anos como deputado e também ocupando outros cargos, como o de secretário de Saúde, sempre fui um bom parceiro das inúmeras ações envolvendo as entidades médicas e a categoria, e desta vez não será diferente. Somos muitos médicos e precisamos da participação de todos”.

Para o presidente do SIMESC, Cyro Soncini, o evento foi uma oportunidade de conhecer aqueles que estão dispostos a trabalhar pela categoria no legislativo. “Sabemos que só vamos conseguir implantar melhorias trabalhistas para os médicos e também, promover ações que garantam acesso à saúde de qualidade à população, se ampliarmos a bancada em Santa Catarina e Brasília. A hora de fazer a nossa parte é agora. Apoiando e votando em candidatos médicos filiados”.

“Não adianta depois ficar reclamando que as coisas não caminham. O momento é de perguntar, debater e eleger quem defenderá a categoria. Esperamos que os médicos ampliem essa consciência”, acrescenta o Secretário Geral, Leopoldo Back.


  •