#

Situação de obstetras e radiologistas do HU é pauta de reunião

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) participaram na terça-feira (16/08), na sede do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), da primeira reunião de trabalho sob a coordenação do Sindicato.

Um dos principais pontos de pauta foi a situação de obstetras e radiologistas do Hospital Universitário (HU/UFSC), em Florianópolis, que relatam problemas nas escalas e falta de condições adequadas de trabalho.

No caso dos radiologistas, em que as escalas foram alteradas de forma arbitrária, excluindo laudos à distância, o Assessor Jurídico Trabalhista do SIMESC, Ismael de Carvalho, informou que a Entidade entrou com uma liminar para que a EBSERH, empresa que administra o hospital, retornasse com as escalas antigas. “Por ser um serviço essencial, o Ministério Público se posicionou contrário e o juízo no primeiro momento não acolheu o processo. A empresa tem até o final de agosto para se manifestar à justiça”.

“Também fizemos uma denúncia ao Conselho de Medicina explicando toda a situação envolvendo os radiologistas que em vários períodos tem ‘furos’ na escala e estamos aguardamos os desdobramentos”, acrescentou a advogada do SIMESC, Vanessa Lisboa.  

A situação dos obstetras do HU também tem impacto no fechamento das escalas. Segundo os médicos, vários profissionais têm pedido demissão e a quantidade de plantonistas não tem sido suficiente para dar conta da demanda, colocando em risco a vida de pacientes e o trabalho do médico. “O hospital foi projetado há 27 anos para atender 100 partos por mês e hoje são realizados 220 partos sem ter aumentado a estrutura, o que é inviável. Para o próximo mês teremos alguns turnos com apenas um médico de plantão”, ressaltou um dos obstetras presentes.

Ficou encaminhado que o SIMESC protocolará no CRM um pedido de fiscalização. “Por meio da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia podemos fazer um comparativo com o que é o ideal e o que tem sido realizado em outros locais, para contribuir com o relatório do Conselho”, disse o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior.

 

Política Médica

Cyro Soncini informou que o COSEMESC encaminhou ofício, assinado pelos presidentes de todas as entidades médicas, aos candidatos ao governo de Santa Catarina solicitando que conversem com os médicos no segundo turno, caso logrem êxito. “Será o momento de reforçamos os pontos da carta do 23º Femesc, apontados no ofício, com a intenção de que firmem compromisso com as pautas da categoria”, destacou. Leia o ofício AQUI.

Ainda com foco na política médica, o COSEMESC recebeu em reunião os candidatos médicos a deputado federal, Cassiano Ucker (Cidadania), Mário Maluf (Liberal) e de forma on-line a candidata a deputada estadual Janine Drebes (Cidania).

“A Carreira Médica de Estado é uma das soluções para que tenhamos médicos no interior, e essa será uma das minhas bandeiras”, disse Janine.

“Precisamos aumentar a nossa representatividade médica. Na última legislatura na Alesc, por exemplo, tínhamos seis médicos e hoje temos apenas um. Essa queda representa menos espaço para as pautas da categoria da saúde”, comentou Cassiano.

“Importante o candidato continuar sendo médico depois de eleito e trabalhar pelas pautas da saúde e dos médicos. Essa postura pode ser esperada por mim”.

 

ACAMESC

O presidente da Academia de Medicina de Santa Catarina (ACAMESC), Luiz Alberto Silveira, informou sobre o Boletim da ACAMESC que teve a sua primeira edição publicada em agosto. “O objetivo é mostrar o que está acontecendo na Academia e divulgar os prêmios acadêmicos que irão ocorrer como forma de estímulo para os participantes". Leia o Boletim AQUI.

 A próxima reunião será no mês de setembro.


  •