#

Ação leva crianças para assistir Hora do Blec em cinema de Florianópolis

Criada por Yasmin Garcez e David Junior, animação tem como protagonista um menino negro que descobre superpoderes e age em prol de uma realidade coletiva mais justa

 

               No sábado, 27 de agosto, crianças de seis a oito anos, da comunidade Frei Damião, que fica em Palhoça, na Grande Florianópolis, vão ter a oportunidade de entrar pela primeira vez numa sala de cinema. A ação promovida pelo MULTI Open Shopping, em parceria com o CINEMULTI e os criadores da Hora do Blec, a atriz, diretora e produtora Yasmin Garcez e o músico, ator e produtor David Junior, vai oportunizar que as crianças assistam aos oito clipes da animação.

               Com argumento de Yasmin e David e animação de Kirlley Velôso, Hora do Blec são clipes musicais que tem como protagonista o Blec, um menino negro que descobre superpoderes e age em prol de uma realidade coletiva mais justa.

               Yasmin conta a ideia de criar uma animação com protagonismo negro surgiu em 2016, após uma visita à exposição fotográfica “Projeto Identidade” que denunciava a ausência de protagonismo negro na mídia. No entanto, foi só em 2018, a partir da parceria com David, que a ideia saiu do papel e em 2020 a primeira temporada estreou no Canal do YouTube do Hora do Blec (www.youtube.com/c/HoradoBlec).

“O lema do Blec é ‘que todas as crianças possam sonhar e ser quem quiserem’, e a acessibilidade, nesse sentido, se soma a essa missão e se comunica com crianças que costumam ter menos acesso ao universo musical”, destaca Yasmin ao explicar que os episódios contam com descrição em Libras.

 

Primeira vez no cinema

               Assim como as crianças da comunidade Frei Damião, essa será a primeira vez que Blec será exibido na tela do cinema. A partir das 10h, as crianças chegam ao CINEMULTI para assistir aos oito clipes. Cada um tem cerca de 2min30s.

               Segundo os criadores, todas as crianças merecem ser representadas e o melhor de tudo é que a Hora do Blec possa atingir o maior número de crianças, seja no canal do YouTube como numa tela grande.

 

Hora do Blec

É uma iniciativa artística que se propõe a contribuir para um mundo melhor através de seus personagens, em especial o protagonista Blec, um menino negro que descobre superpoderes e age em prol de uma realidade coletiva mais justa. Ao lado dele estão: Yayá, Yuki, Lara, Lea, Basquiat, Akin, Vó Lidia e Vô Kalê.

Com uma obra de vídeos musicais destinada a crianças de 2 a 7 anos, Hora do Blec estreou em agosto de 2020, no YouTube. Todos os clipes foram inspirados nos 17 ODS da ONU e receberam o apoio institucional da mesma, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Desde março de 2021, Hora do Blec pode ser ouvida em canais de streamings de mais de 70 países. E agora, além da segunda temporada de vídeos, o desenho deve virar uma série de TV, livros e peça musical.


  •