#

Outubro Rosa: o SIMESC apoia essa campanha!

Ouça o Momento SIMESC AQUI.

O SIMESC apoia a campanha Outubro Rosa de ações afirmativas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente também do câncer de colo de útero.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais recorrente entre as mulheres. Na maioria dos casos não apresenta sintomas em estágio inicial, mas pode ser identificado por meio de exames de imagem, como a mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética o que reforça a necessidade da consulta médica periódica. Em mulheres, a partir dos 40 anos é necessária a realização de uma mamografia anualmente e, em casos de mulheres com situações na família, a partir dos 30.

O câncer de colo de útero tem como medida de prevenção o exame Papanicolau e a vacina contra o HPV, vírus causador da doença. No SUS ela é disponibilizada gratuitamente para meninas e meninos entre 9 e 14 anos, e pessoas até 26 com HIV/AIDS, doenças oncológicas, transplantados e outras doenças autoimunes.

Além de manter os exames em dia, a campanha Outubro Rosa também alerta para a necessidade de adoção de um estilo de vida que inclua a prática de atividades físicas, alimentação saudável, redução do consumo de bebidas alcoólicas e não fumar, minimizando riscos não só do câncer de mama, como de muitas outras doenças.


  •