#

COSEMESC reúne-se com Reitor da UFSC para melhorias para o HU

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) foram recebidos na tarde de segunda-feira (03/10) pelo Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, o diretor de gabinete Bernardo Meyer, e a superintende do Hospital Universitário, Ivete Ioshiko Masukawa, para tratarem sobre a falta de médicos obstetras e pediatras na unidade de saúde.

O coordenador do COSEMESC e presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Cyro Soncini, abriu a conversa ressaltando que a superintendência do HU tem tido boa vontade em buscar ajustes internos para solucionar os problemas do hospital, mas que a intervenção da Reitoria junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é indispensável. “Existem questões que precisam ser resolvidas pela empresa administradora e certamente a interlocução por meio da Reitoria tem grande força”.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), Eduardo Ribeiro acrescentou que “cabe à Reitoria buscar o cumprimento de cláusulas contratuais com o hospital”. Sugeriu também que o HU encontre o seu modo próprio de oferecer assistência e ensino, tão necessários para a comunidade. 

O Reitor destacou que está há três meses no cargo e que neste período participou de três conversas com a EBESRH, pois entende que a responsabilidade pela gestão do hospital é da Universidade. “O Hospital Universitário é órgão suplementar da UFSC e cabe a nós buscarmos juntos com a EBSERH as melhorias.  Nós defendemos o HU e de nossa parte podem esperar empenho”.

Os participantes também comentaram sobre a dificuldade da flexibilização da carga horária, que assim como a baixa remuneração, é um dos fatores pouco atrativos para os profissionais. Ficou encaminhado que as Entidades Médicas irão recolher dos médicos as proposições de melhorias que serão repassadas aos gestores.

“Ficamos muito satisfeitos em ver o reconhecimento por parte da Reitoria que assume que precisa lutar pelas melhorias do HU e abriu diálogo com os médicos. Os colegas que tiverem sugestões devem nos enviar”, afirma Cyro.

 

Radiologistas

O radiologista e vice-presidente do CRM, Juliano Pereima, informou que o problema nas escalas dos radiologistas do HU está sendo solucionado de forma interna com o apoio do COSEMESC e da superintendente do HU, Ivete Ioshiko Masukawa, e em nome dos radiologistas agradece o empenho de todos.

“O que podemos resolver dentro do hospital certamente será feito, mas há demandas que precisamos passar para as instâncias superiores”, disse Ivete.

Também representaram o COSEMESC os médicos Khalil Zardeh e Odi Oleiniscki, além do assessor da presidência do CRM, Sander De Mira.


  •