#

Dona Bilica promove 10 espetáculos gratuitos em praças de Florianópolis

Personagem interpretada pela atriz Vanderléia Will vai se apresentar em diversas regiões da Capital de SC

 

A atriz catarinense Vanderléia Will, que completa 35 anos de carreira em 2023, apresenta em abril o espetáculo Dona Bilica na Praça. Dez espaços públicos da cidade de Florianópolis foram escolhidos para receber a apresentação gratuita. Com incentivo da Prefeitura de Florianópolis através do Edital de Apoio às Culturas 2021, o projeto de circulação terá intérprete de Libras durante as apresentações.

               Vanderléia, conta que além das 10 apresentações em diferentes regiões da Capital de SC, o documentário “Naquele Tempo”, será exibido de maneira online, gratuita e com interpretação em Libras. A exibição será no canal do YouTube da Cia – www.youtube.com/@CiaPeDeVento, às 20h da quinta-feira, dia 20 de abril. Este é o link para a live e apresentação do documentário www.youtube.com/live/astcBrFdxpc?feature=share.

Na sequência será realizado um bate-papo com a atriz, sobre o processo de criação do documentário, sua carreira e trajetória, que tem conquistado diversos prêmios e reconhecimento artístico pela relevância dos trabalhos realizados e pelo profissionalismo com que atua.

A atriz é fundadora da Cia Pé de Vento, uma das companhias de teatro mais antigas a atuantes de Santa Catarina. Com sede em Florianópolis, a cia comemora em 2023, 25 anos de trajetória, dedicados ao teatro e a linguagem circense da palhaçaria. Dentre os projetos de valorização no ofício do palhaço no Brasil estão a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina, o espetáculo De Malas Prontas e o espaço cultural Circo da Dona Bilica.

“Estou comemorando 35 anos de carreira, 32 só da Dona Bilica e 25 da Cia, quero dedicar esta celebração ao público que me acompanha, prestigia e geração após geração mantem a personagem Dona Bilica viva.  Vamos festejar a arte com 10 encontros nas praças da cidade”, destaca Vanderléia.

 

Apresentações gratuitas

               Dez praças de Florianópolis foram escolhidas, são espaços em diversas regiões da Ilha de Santa Catarina e no lado continental. Confira as datas e locais das apresentações gratuitas:

 

21 de abril – sexta-feira

11h – Praça Monte Serrat, no Centro

16h – Praça Hercílio Luz, no Centro

 

22 de abril – sábado

11h – Praça da Serrinha, no Centro

16h – Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição

 

23 de abril – domingo

11h – Praça Roldão da Rocha Pires, em Santo Antônio de Lisboa

16h – Praça Linear, em Ingleses

 

29 de abril – sábado

11h – Praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito

15h – Praça do Parque de Coqueiros, em Coqueiros

 

30 de abril – domingo

11h – Praça das Areias, no Campeche

16h – Praça Hermínio da Silva, no Ribeirão da Ilha

 

Desajustada no TAC

Ainda em celebração aos 35 anos de carreira, a atriz Vanderléia Will retorna ao palco do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, para uma única apresentação do espetáculo Desajustada. A comédia solo sem falas será apresentada às 20h do sábado, dia 29 de abril. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Blueticket (https://www.blueticket.com.br/evento/32083/desajustada-com-vanderleia-will).

               O espetáculo cômico e sem palavras que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante estreou de maneira online em 2021 e em 2022 foi apresentada no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis, em Brasília, em São Paulo e em Lisboa, Portugal.

O projeto, que marca o encontro de Vanderléia com a diretora Lily Curcio, da Cia Seres de Luz Teatro de Campinas/SP e a atriz Milena Moraes (Cia La Vaca/SC), que atuou como artista provocadora, tem produção de Eveline Orth.

 

Workshop: Palhaçaria e Comicidade

Entre os dias 1º e 5 de maio, a atriz vai promover uma oficina de Palhaçaria e Comicidade. As aulas, voltadas para público em geral, iniciantes ou experientes que tenham interesse em conhecer e ter contato com a arte de fazer rir, serão na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A faixa etária é 18 anos e as inscrições e demais informações podem ser acessadas no link fap6.fapeu.org.br/scripts/fapeufap.pl/swfwfap557.


  •