#

O Sul São Meus Pais é a nova exposição na Fundação Cultural BADESC

Cinco artistas participam da mostra que abre na quinta-feira, dia 27 de julho; entrada gratuita

 

               Pinturas, instalações e objetos compõem a exposição O Sul São Meus Pais, que será aberta na quinta-feira, 27 de julho, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. Abertura da mostra, que foi selecionada no Edital 2023, será as 19h. A entrada é gratuita.

               Com curadoria de babel babel, a exposição coletiva apresenta 30 trabalhos de artistas de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Cenora, Estela Camillo, Gustavo Magalhães, Hércules Scapo e João Matheus se reuniram em dezembro de 2022 para organizar a exposição inédita.

               “Somos um grupo de jovens artistas nascidos e/ou criados na região Sul do Brasil e que se reuniram com o desejo de discutir através de pinturas figurativas e objetos, a identidade regional, os estereótipos e problemas sociais existentes na tríade sulista”, compartilham os artistas.

De acordo com os artistas, além de um lugar geográfico, o Sul do Brasil ocupa um espaço no inconsciente coletivo visual nacional, e é também um espaço de simbolização afetiva na infância de todos que integram o coletivo.

“Com intuito de incentivar a criação e a circulação de produções artísticas emergentes dos municípios da tríade sulista, usamos a Arte como ferramenta para conceber uma nova narrativa imagética do que o Sul é e pode vir a ser, deslocando-se não geograficamente do restante do país, mas ideologicamente da ideia pré-concebida a nosso respeito”, destacam.

Os cinco artistas buscam traçar relações pictóricas e conceituais entre os trabalhos e se apropriam de materiais que compõem a rotina a fim de transfigurar a cronografia sulista, sugerindo um outro prisma para o público.

               Para o coletivo, apresentar a exposição na Fundação é desafiador. “Poder apresentar pinturas que exploram a linguagem contemporânea para esse local, que é um patrimônio tombado, cria uma conversa muito interessante que pode se estender para a ideia de tempo e para as figuras retratadas. A nossa expectativa é de que a mostra possa repercutir e dar continuidade a conversas sobre pintura contemporânea, identidade, raça e regionalidade”, completam os artistas.

               A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A visitação da exposição O Sul São Meus Pais é gratuita e poderá ser feita até 14 de setembro de 2023, sempre de segunda a sexta, das 13h às 19h.

 

Sobre os artistas

Cenora: nascido e residente em Lages/SC, é artista autodidata licenciado em Química pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua com enfoque na pintura e desdobramentos da mesma a partir da criação de composições com elementos da cultura popular.

 

Estela Camillo: nascida em Lagoa Santa/MG, reside em Florianópolis desde 2012. A artista é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua como artista visual desde 2020, com enfoque na pesquisa sobre pintura.

 

Gustavo Magalhães: nascido em Goioerê/PR e o artista reside e trabalha em Curitiba/PR. É formado em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP)/Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

 

Hércules Scapo: nascido e residente em Lages/SC, o artista é licenciado em Artes Visuais pela Uniasselvi, e atua como artista visual desde 2016, com enfoque na pesquisa em pintura e arte urbana.  

 

João Matheus: nascido em Otacílio Costa/SC e residente em Florianópolis/SC, o artista é estudante do Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e atua como artista visual desde 2018. O enfoque na pintura começou em 2021.

 

Sobre a curadora

Natural de Blumenau/SC, babel babel é artista, pesquisadora e curadora. Licencianda em Artes Visuais na Universidade Regional de Blumenau (FURB), é integrante do grupo de pesquisa em Arte e Estética na educação na linha de linguagens (GPAEE/FURB) e atua na câmara setorial de artes visuais de Itajaí, que pertence ao conselho municipal de políticas públicas culturais e na setorial de artes visuais de Blumenau.

 

Serviço: Abertura da exposição O Sul São Meus Pais

Data: 27 de julho – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)

Visitação até 14 de setembro de 2023 – de segunda a sexta, das 13h às 19h

Entrada gratuita


  •