#

Fundação Cultural BADESC promove seis oficinas gratuitas a partir de setembro

Inscrições para o Minicurso de Flauta Doce, que inicia em 20 de setembro; veja como participar

 

               No segundo semestre de 2023, a Fundação Cultural BADESC promove um ciclo com seis oficinas gratuitas. As vagas são limitadas e os interessados em participar das atividades presenciais precisam se inscrever no link da bio do @fundacaobadesc.

O minicurso de Flauta Doce, com o professor Luciano Santos Barroso, abre o calendário de eventos gratuitos. Em 12 aulas práticas, que acontecem das 17h às 18h, os alunos vão estudar e praticar técnicas do instrumento. Segundo Barroso, além da musicalidade em si, a oficina, que inicia no dia 20 de setembro e segue até 13 de dezembro, busca trazer o desenvolvimento do gosto pela arte, da disciplina e da organização. O minicurso é indicado para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos e as inscrições podem ser feitas de 21 de agosto a 8 de setembro.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

 

Religiões Afro-Brasileiras

               Outro minicurso programado é o de Fenomenologia Hermenêutica e Religiões Afro-Brasileiras. Em cinco encontros, o curso coordenado por Claudia Drucker, busca apresentar as direções principais da discussão histórica e filosófica sobre as religiões afro-brasileiras. As aulas acontecem das 18h às 20h, nas terças entre os dias 26 de setembro e 17 de outubro. As inscrições podem ser feitas de 28 de agosto até 15 de setembro.

 

Processos criativos

               Ministrada por Rafael Lemas, a Oficina Folha em Branco, tem como objetivo desenvolver o estilo artístico através do pensamento sobre cotidiano e o próprio modo de vida. Questionamentos como: o que uma folha em branco pode nos ensinar sobre nós mesmos? Quais são os desafios que ela nos traz? Como se comunicar através dela? E como podemos aprender com nosso processo criativo para contar nossa própria história?, estarão presentes no encontro do dia 29 de setembro. Os interessados podem se inscrever de 1º a 22 de setembro.

 

Oficina de Monotipia

               A técnica de gravura, que consiste em criar uma imagem sobre uma superfície onde se coloca tinta, transferindo esta imagem para um papel, resultando numa cópia única é tema da Oficina de Monotipia. Ministrada por Liane Oleques, a aula será realizada das 14h às 17h do dia 17 de outubro. As inscrições abrem no dia 18 de setembro e seguem até 9 de outubro.

 

Terra e Alma

               No dia 26 de outubro, Leandro Serpa ministra a Oficina Terralma. No encontro, que acontecerá das 14h às 18h, o ministrante busca criar estratégias de ensino em arte que tenham como mote um olhar sobre o território e ainda promover o estudo de procedimentos artísticos diferenciados com terras e tingidores naturais. As vagas são limitadas e as inscrições ocorrem de 2 a 20 de outubro.

 

Xilogravura 

Ministrada por Milton Cazelatto, a Oficina de Xilogravura tem como objetivo apresentar e desenvolver a técnica de impressão realizada na madeira. No encontro marcado para o dia 15 de novembro, será apresentado um histórico da xilogravura desde seus primórdios aos dias atuais e apresentadas possibilidades de manufatura e impressão, bem como limpeza e conservação dos materiais utilizados. Os interessados podem se inscrever de 23 de outubro até 9 de novembro.


  •