#

Itajaí: SIMESC representará médicos da prefeitura filiados em ação de reivindicação de insalubridade

Representantes do SIMESC participaram de uma tele reunião com os médicos da prefeitura de Itajaí na noite de terça-feira (17/10) para tratar sobre o pagamento de insalubridade em grau máximo para os médicos das UPAs e Pronto Atendimentos de Itajaí. Um decreto estabelece o benefício para o período da Covid-19, mas apenas os profissionais da enfermagem e alguns médicos receberam o pagamento.

O advogado do SIMESC, Alberto Gonçalves de Souza Júnior, lembrou que os médicos estavam expostos diuturnamente ao vírus da Covid-19, e que a reivindicação do grau máximo é procedente, inclusive com ganhos favoráveis em ações representando médicos de outras unidades de saúde.

“O risco biológico é significativo, especialmente em ambientes públicos, onde a contaminação pode ocorrer até mesmo por meio de objetos de uso diário. Vale ressaltar ainda que muitos pacientes com Covid-19 eram assintomáticos deixando os médicos, independentemente se locados em UPAs ou postos de saúde, altamente expostos”.

O advogado Rodrigo Machado Leal, explicou sobre a ação judicial que será encaminhada pelo SIMESC para representar os filiados nesta demanda. “ É uma ação em nome do Sindicato para despersonalizar o médico. Tão logo seja julgada, o ganho financeiro contemplará os filiados”. (Confira abaixo do texto a documentação necessária).

O presidente do SIMESC Regional Itajaí, Mauro César Machado Filho, destacou que além da representação na ação da insalubridade, a filiação ao SIMESC tem outras vantagens como assessoria previdenciária, assessoria contábil e o plantão jurídico 24 horas com um advogado disponível a todo momento no telefone para situações emergenciais. ”É preciso acreditar que o médico pode ser beneficiado de alguma maneira e nos unirmos”.

A tesoureira do SIMESC Regional Balneário Camboriú, Priscila Daflon, acrescentou que os médicos precisam estar mobilizados. “Essa ação é mais do que o dinheiro e sim a justa valorização pelo trabalho do médico que se expôs na Covid-19. É o momento de mostrar que estamos unidos e atentos a nossa valorização”.

Os médicos filiados interessados na ação devem enviar o documento de concessão ou negativa de insalubridade para o e-mail simesc@simesc.org.br. Mais informações em 0800 644 10 60 ou (48) 99621-8628.


  •