#

SIMESC reúne-se com acadêmicos de Medicina da Univali

Na sexta-feira, 17 de novembro, dirigentes do SIMESC participaram de reunião com os estudantes de medicina da 11ª e 12ª fases da Univali, em encontro realizado no auditório da universidade, em Itajaí.

Durante a reunião, os diretores e assessores da Entidade compartilharam suas experiências sindicais e debateram alguns assuntos, como questões relativas à publicidade e propaganda médica, processos judiciais, novos desafios da profissão e política médica.

O presidente da regional Itajaí, Mauro Machado, disse que o encontro com os estudantes permite que eles possam ter uma visão diferente do que muitas vezes é o entendimento de como funciona um sindicato. “É importante frisar que todos nós diretores não recebemos remuneração, mas assim como vocês, também temos nossos interesses, e o SIMESC é a única entidade no Estado que nos oferece a oportunidade de executar ações legais que visam o avanço e o fortalecimento de nossa categoria”, disse o presidente.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina de Itajaí, Bruno Raimann, falou da importância da sindicalização em virtude das imprevisibilidades da profissão nas quais o médico está sempre exposto. “Um problema pode ocorrer no primeiro plantão que o médico for realizar e, na maioria das vezes, ele não teve a menor culpa, mas também não sabe como resolver. O SIMESC oferece um plantão jurídico 24 horas por dia que nos permite fazer contato imediato com um advogado especializado em nossa área para que possamos buscar a melhor solução num eventual transtorno no ambiente de trabalho”, disse Bruno.

Diogo Antônio Alves, diretor de Apoio ao Graduando de Balneário Camboriú, comentou sobre o papel do Sindicato na valorização e defesa do médico catarinense. “Enfrentamos uma pandemia onde o SIMESC esteve sempre presente em problemas relacionados ao pagamento de gratificação aos médicos que atuavam no combate à Covid. Além disso, a Entidade é responsável por intermediar acordos coletivos de trabalho, permitindo assim despersonalizar o médico que tem receio de sofrer qualquer tipo de retaliação por reivindicar seus direitos e melhores condições de trabalho”.

O representante do Núcleo Acadêmico do SIMESC, Odi Oleiniski, falou da necessidade de renovação para o futuro da categoria médica. “O SIMESC tem feito um enorme esforço em dialogar com os médicos jovens pois entendemos que somente dessa forma vamos garantir um futuro onde os médicos serão devidamente valorizados e que permitirá à população, por consequência, ter acesso a um serviço melhor estruturado e de maior qualidade”.

Após a reunião, houve o sorteio de dois estetoscópios e, em seguida, foi oferecido um coffee break a todos os presentes.

Também estiveram presentes na reunião os diretores executivos Cyro Soncini e Juliane Ferrari, o tesoureiro da regional Itajaí, Márcio Azevedo Moraes, o advogado Rodrigo Leal, o jornalista Eduardo Schmidt, a contadora Katiane Moro e a funcionária regional, Andreline dos Santos.


  •