É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Carlos Eduardo Andrade Pinheiro, no sábado, dia 26 de julho, aos 70 anos, vítima de um acidente de trânsito no Rio Grande do Sul.
Carinhosamente conhecido como Maninho, foi uma figura marcante na área da Pediatria Neonatal em Santa Catarina. Fundou a maternidade do HU-UFSC em 1995, e seria um dos homenageados em uma cerimônia prevista para outubro, quando o serviço completará 30 anos. Acumulou uma trajetória de destaque como professor da UFSC desde 1984, onde também atuou como coordenador do curso de Medicina, chefe do Departamento de Pediatria e diretor clínico do hospital universitário. No cenário nacional, presidia a Regional Sul II da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e integrava a comissão do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliação do ensino médico.
"Mais um amigo que se vai... Que sua jornada seja leve, companheiro. Você foi exemplo de dedicação, humanidade e amizade para todos nós. Sua ausência será sentida, mas seu legado permanecerá vivo. O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina presta sua mais profunda solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão, compartilhando da dor dessa perda irreparável”, disse o presidente Vanio Lisboa.
Fonte: UFSC