No dia 4 de setembro, representantes do SIMESC reuniram-se com médicos residentes do Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul, para tratar sobre o pagamento da bolsa de residência, descontos previdenciários e outras demandas.
“Conforme o levantamento feito pela assessoria jurídica previdenciária do SIMESC, os descontos que a Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (FUSAVI) realiza são corretos, dentro daquilo que é necessário por ser uma sociedade beneficente”, esclareceu o presidente do SIMESC, Dr. Vânio Lisboa.
No dia seguinte (05/09), os dirigentes do Sindicato encontraram-se com o diretor-geral do hospital, Dr. Roberto Ferrari, e com o coordenador da Coreme, Dr. Matheus Roden. O assunto tratado também foi residência médica e o diretor do hospital ficou de avaliar a diferença que é descontada dos residentes a título de pagamento de INSS, e buscar formas de compensar essa situação.
“O diretor do hospital demonstrou interesse em ampliar as residências já existentes, até alcançar o total de 40 vagas. Eles sabem da importância da residência para o crescimento do hospital, que passa a atuar também com ensino e pesquisa, elevando a qualidade da assistência prestada à população. Isso nos deixa bastante satisfeitos”, afirmou o presidente da Regional de Rio do Sul, Dr. Alexandre Robes.
O coordenador da Coreme confirmou a abertura de três novas vagas em pediatria já no próximo edital.
“A pauta da residência médica é central. O SIMESC segue atento e acompanhando o assunto para garantir a valorização dos residentes e a expansão dessa importante etapa de formação”, destacou o secretário da Regional de Rio do Sul, Dr. Roberto Coppi.