#

Rede Feminina de Combate ao Câncer participa de reunião da Diretoria Executiva do SIMESC

  • 14/10/2025 15:54

Durante a reunião da Diretoria Executiva, realizada na segunda-feira, 13 de outubro, o SIMESC recebeu a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis, Maria Helena Ferreira Agacy, e a secretária Maria Albertina Schmitz Bonin, que falaram sobre o Outubro Rosa — campanha mundial dedicada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Criada em 6 de maio de 1961, em Florianópolis, a Rede Feminina atua de forma voluntária em 85 municípios catarinenses, oferecendo acolhimento, informação e encaminhamento para exames preventivos, como mamografia e Papanicolau. Ao longo de mais de seis décadas, a instituição se consolidou como referência no apoio às mulheres e na disseminação do conhecimento sobre o câncer de mama e do colo do útero.

O encontro contou também com a presença dos médicos Dr. Carlos Gilberto Crippa, primeiro presidente da Sociedade Catarinense de Mastologia, criada em 1988, e Dra. Rebeca Neves Heinzen, atual primeira secretária da entidade. Ambos contribuíram com um rico debate sobre o câncer de mama, destacando os avanços científicos e tecnológicos no diagnóstico e tratamento, e reforçando a importância da detecção precoce como fator determinante na redução da mortalidade e na melhoria da qualidade de vida das pacientes.

Os médicos ginecologistas e diretores do SIMESC, Dr. Renato Polli e Dra. Eliane Soncini, também participaram da reunião, realizando breves apresentações que enriqueceram o momento de reflexão e aprendizado. Renato explicou o que é a doença, trazendo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e estatísticas mundiais, além de contextualizar o impacto do câncer na saúde pública e na vida das mulheres. Já Eliane Soncini destacou o poder transformador do voluntariado, enfatizando como a atuação solidária e o engajamento da sociedade são essenciais para fortalecer a rede de apoio às pacientes e suas famílias.

A reunião contou ainda com a participação on-line da médica Dra. Liseane Lisboa, radiologista do Hospital Universitário de Florianópolis, com atuação nas áreas de mamografia, ultrassonografia e biópsia de mama. Em sua contribuição, Lisiane trouxe informações atualizadas sobre as recomendações de rastreamento do câncer de mama, destacando as diretrizes mais recentes, a importância da periodicidade dos exames e o papel fundamental do diagnóstico por imagem na detecção precoce da doença.

"O SIMESC expressa seu reconhecimento e apoio à causa defendida pela Rede Feminina, reafirmando seu compromisso com a promoção da saúde, a valorização da vida e o fortalecimento de iniciativas voltadas à prevenção e ao combate ao câncer de mama em Santa Catarina", destacou o presidente do SIMESC, Dr. Vanio Lisboa.


  •