O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), representado pelo presidente Vanio Lisboa, e o secretário geral, Cyro Soncini, esteve presente na sede do SC Saúde no dia 12 de novembro, para tratar de pautas relacionadas ao plano de saúde dos servidores estaduais. O encontro teve como objetivo discutir temas ligados à valorização dos profissionais médicos e ao fortalecimento do atendimento aos segurados do plano.
Durante a reunião, o SIMESC abordou a questão da valorização dos médicos credenciados ao SC Saúde. Em resposta, o coordenador do Plano de Saúde dos Servidores, Leandro José João, apresentou os reajustes na remuneração dos profissionais, que entrarão em vigor gradualmente. O comunicado do SC Saúde prevê reajuste de 4,83% para atendimentos realizados a partir de outubro de 2025 e reajuste adicional de 5,25% para atendimentos a partir de maio de 2026, aplicáveis às tabelas de procedimentos médicos, honorários, diárias, taxas e materiais. Além disso, o plano definiu novos valores a partir de janeiro de 2026, com R$ 130,00 para consultas eletivas e R$ 97,86 para consultas em pronto-socorro, reforçando o compromisso com a valorização dos profissionais que atendem pelo SC Saúde.
Outro ponto importante discutido foi a Lei Complementar nº 879, de 25 de julho de 2025, do Governo do Estado de Santa Catarina. A nova legislação autoriza o fornecimento de assistência à saúde aos empregados públicos ativos e inativos de empresas públicas e sociedades de economia mista, tanto em funcionamento quanto já encerradas, nas quais o Estado detenha ou tenha detido participação acionária. “Essa ampliação do público-alvo do SC Saúde permitirá um aumento significativo no número de segurados do plano, o que tende a gerar maiores oportunidades de atendimento para os médicos credenciados. Como resultado, os profissionais poderão ampliar seus ganhos e fortalecer ainda mais o vínculo com o sistema de saúde suplementar estadual, beneficiando tanto os médicos quanto os novos usuários do plano” disse o o diretor do Plano de Saúde dos Servidores, Enore Crippa.
O encontro também reforçou a importância do canal de comunicação permanente entre o SC Saúde e o SIMESC. Por meio desse canal, os médicos filiados ao Sindicato podem relatar eventuais intercorrências relacionadas ao plano, para que o SIMESC as encaminhe diretamente ao SC Saúde. “Esse fluxo de comunicação garante respostas mais rápidas e soluções mais eficientes para as demandas dos profissionais”, disse Cyro Soncini.
O SC Saúde e o SIMESC reafirmaram a disposição de manter o diálogo constante em torno das pautas que envolvem os médicos credenciados e os segurados do plano. “Essas conversas terão o objetivo de acompanhar e discutir pautas referentes aos médicos credenciados e aos segurados do plano, reforçando o compromisso conjunto de diálogo, transparência e valorização da categoria médica”, destacou o presidente do SIMESC, Vanio Lisboa.