30-07-2009 - Hospital de Campanha começa a atender população com sintomas da gripe A em Chapecó

Começa a funcionar nesta quinta-feira em Chapecó, no Oeste, o primeiro hospital de campanha para atender a população com sintomas da gripe A em Santa Catarina. O atendimento será iniciado ao meio-dia, no ginásio de Esportes do bairro Santa Maria.
A estrutura provisória foi organizada pela prefeitura para diminuir o movimento de pessoas com suspeita de estarem com o vírus da nova gripe nas unidades hospitalares e centros de Saúde da cidade.
De acordo com Fernanda Moschetta, presidente do Comitê Municipal de Prevenção à Influenza, sete profissionais da área médica, entre médicos e enfermeiros, vão receber as pessoas com sintomas da gripe A.
Profissionais e pacientes terão que utilizar máscaras de proteção para diminuir o risco de disseminação do vírus.
Fernanda ressalta que apenas as pessoas com casos de "síndrome gripal" devem procurar atendimento no local e que as demais unidades de saúde vão continuar atendendo normalmente.
Quem tiver sintomas leves receberá o medicamento e orientações para fazer a recuperação domiciliar. Os casos graves serão encaminhados para internação.
O local vai funcionar das 12h às 24h por pelo menos 60 dias. Caso a epidemia se agrave, o prazo de funcionamento pode ser ampliado. O custo de implantação e manutenção do hospital de campanha é de aproximadamente R$ 120 mil.
Inicialmente, funcionários estão sendo remanejados para atender a demanda de trabalho. A prefeitura deve contratar profissionais da área médica nas próximas semanas.

Confira o site especial da gripe A


Fonte:
DC - 30-07-2009


  •