28-03-2008 - SES inaugura a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Dona Catarina Kuss em Mafra

O governador Luiz Henrique, o vice-governador Leonel Pavan e o secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, inauguram neste sábado, 29 de março, a Unidade de Terapia Intensiva neonatal da Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra. O investimento do Governo, de R$ 1,8 milhão, vai permitir que a instituição passe a ser referência no atendimento de Alta Complexidade em gestação de alto risco para toda a região do Planalto Norte. A solenidade, às 11h, também contará com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra, Deodato Raul Hruschka, de outras autoridades municipais e regionais.
“Este é o maior e mais importante investimento feito na área da saúde aqui na região, e vem suprir uma demanda antiga dos moradores, que não precisarão mais se deslocar para Joinville, Jaraguá do Sul, Lages e Florianópolis em situações de risco para as gestantes e os bebês”, comemora o diretor da maternidade, Cidemar Ratochinsky. “Isso é Descentralização da Saúde. Trazendo Alta Complexidade para o interior do Estado estamos dando mais dignidade para a população e, ao mesmo tempo, evitando despesas com o transporte de pacientes”, completa o secretário Dado Cherem.
A média de nascimentos na Maternidade Dona Catarina Kuss, que completou 36 anos no dia 15, é de 120 bebês por mês. O novo setor, que entra em funcionamento logo após o processo de esterilização, terá nove leitos destinados ao atendimento de recém-nascidos: cinco de alto risco e quatro para cuidados intermediários. Para viabilizar a estrutura, a Secretaria de Estado da Saúde investiu em obras para a construção da nova ala, na compra de equipamentos de última geração, em mobília e na contratação de funcionários. Quase 50 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, vêm sendo chamados, desde o ano passado, para trabalhar na maternidade.

Fonte: SES - 28-03-2008


  •