#

SIMESC participa de reuniões em São Bento do Sul

A convite do Conselho Regional de Medicina de SC (CRM/SC), o presidente do SIMESC e coordenador do COSEMESC, Cyro Soncini, participou de reuniões com médicos de São Bento do Sul, no dia 23 de outubro, quarta-feira. Na pauta, as ações do CRM/SC para orientar os médicos a respeito das normas regulamentadoras que devem ter atenção dos profissionais para o exercício da Medicina.

O primeiro encontro foi com os médicos do corpo clínico da Secretaria Municipal de Saúde. Um problema identificado em 2018, após investigação de cumprimento de carga horária, gerou muito debate. De acordo com o responsável pela fiscalização do CRM/SC, Vicente Pacheco de Oliveira, o Conselho foi acionado e agendou o encontro devido a queixas dos profissionais. “Sempre que existe um problema há os dois lados a serem ouvidos. Temos que resolver nossos problemas porque quando isso não acontece, transferimos para a Justiça”, comentou ao aprovar a participação de quase 40 médicos, incluindo o secretário Municipal de Saúde, Manuel Del Olmo, o diretor técnico da SMS, Gian Carlo Zanon e a diretora clínica, Adriana Pinheiro Lisboa de Miranda – que também é secretária Regional do SIMESC em São Bento do Sul.

“Os médicos que estão envolvidos nesse caso e que são defendidos pela Assessoria Jurídica do SIMESC já conseguiram recolher documentos suficientes para a defesa”, comentou Cyro, que acrescentou que o fato do secretário Municipal de Saúde, Manuel Del Olmo ter participado da reunião e ter se comprometido em encerrar os processos administrativos até o final do ano é um passo importante para apaziguar os ânimos. “A situação está muito tensa e fragilizada. Envolve acusações dos dois lados e temos que entender o que faremos a partir de agora. A discussão está se alongando por tempo demais sem que cheguemos a uma solução”, destacou.

“O CRM está cumprindo uma extensa agenda em todo o Estado e temos, além de passar informações aos colegas, encontrado problemas que, quando não podemos encaminhar, podemos conversar com as demais entidades médicas para tentar resolver. Estar aqui com a participação do presidente do Sindicato e coordenador do COSMESC é a prova de que estamos buscando dar o apoio que os médicos precisam”, afirma o presidente do Conselho, Marcelo Neves Linhares.

A advogada do CRM/SC, Mariah Martins esclareceu os médicos sobre o encaminhamento de questões que envolvem a prática Médica e também as implicações e aplicações da regulamentação profissional. “Os médicos denunciam irregularidades e o CRM tem que identificar. Estamos trabalhando para orientar e para apurar os fatos que são encaminhados. Os médicos precisam usar as Entidades”, sugeriu.

Hospital

O hospital Sagrada Família, o responsável pela fiscalização do CRM/SC, Vicente de Oliveira, alertou aos médicos sobre a atenção ao cumprimento de normativas como atendimento à emergência e sobreaviso. “A função do CRM é defender a boa prática da Medicina e com isso, evitar a judicialização de médicos. Temos casos em que o desconhecimento profissional gerou transtornos para o médico”, comentou.

Para o presidente do CRM/SC, Marcelo Linhares, a Medicina tem passado por diversos problemas. “E para não nos sentirmos desmotivados após tantos ataques sofridos à nossa profissão como pejotização, terceirização e desmoralização de governantes, temos que trabalhar dentro do que é correto e adequado sem desconsiderar pedir orientação aos dirigentes médicos que estão muito próximos dos principais problemas enfrentados pelos médicos”.

De acordo com Cyro Soncini, a participação do SIMESC nos dois encontros foi muito positiva. “Ainda que tenhamos tratado de problemas, pode contribuir para que os colegas os elucidem é sempre muito gratificante. Os profissionais sabem que as entidades médicas existem, mas muitas vezes não pedem orientação e quando nos acionam, pode ser tarde demais”.

A assessora de Comunicação do SIMESC, Carla Cavalheiro e o coordenador adjunto do Sindicato, Jean Proêncio também participaram das atividades em São Bento do Sul. 


  •