#

SIMESC recebe reitoria da Unisul para tratar sobre o curso de medicina

Na tarde de quinta-feira (05/03), representantes do SIMESC receberam, na sede, o reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Mauri Luiz Heerdt, o vice-reitor, Lester Marcantonio Camargo e o coordenador do curso de medicina, Rodrigo Dias Nunes, para esclarecer questões envolvendo a ampliação do número de vagas no curso de medicina da Unisul Pedra Branca. Recentemente as entidades médicas expuseram preocupação com a qualidade de ensino tendo em vista aumento de alunos e saídas de mais de 20 professores no final de 2019.

O reitor explicou que desde que a universidade, que passava por dificuldades financeiras, firmou parceria com o Grupo Empresarial de Capital Aberto Ânima está sendo seguido rigorosamente um plano de ação e metas, protocolado no Ministério Público. “O aumento de vagas faz parte do plano de ações, que prevê contenção de gastos e incrementos de novas receitas. Nosso objetivo é o crescimento da Universidade a aumentar a qualidade de ensino. Infelizmente faltou de nossa parte esse diálogo com o Sindicato para apresentarmos nossas metas”, explicou Mauri.

O coordenador do curso de medicina, informou que o preenchimento das vagas remanescentes foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) há algum tempo, porém a necessidade de gerar novas receitas fez com que fosse aberto o edital em 2020. “Fomos até cobrados pelo MEC, pois eles poderiam ter disponibilizado essas vagas para outras instituições”.

O coordenador reforçou que a qualidade de ensino é uma prioridade da Unisul e melhorias estão sendo aplicadas como ampliação no quadro de professores - hoje conta com 67 a mais que no ano anterior, totalizando 217 professores que estão recebendo os salários em dia, ao contrário dos três últimos anos. Além disso, afirmou estarem investindo em laboratórios, equipamentos e acordado parcerias com hospitais e 24 unidades da rede básica de saúde da Palhoça para a prática dos estudantes. “Ainda estamos realizando um planejamento de uma nova Policlínica e a abertura de vagas para estágios em outras regiões da Grande Florianópolis, como Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz”.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, comentou que a preocupação dos representantes da Unisul em querer conversar com os dirigentes sindicais é muito positiva. “A qualidade do ensino nas universidades é parte da nossa grande preocupação. O curso de medicina da Unisul é muito bem avaliado e entendemos que uma universidade de ponta precisa manter esse patamar de excelência. Seguimos acompanhando os desdobramentos”.

O Secretário Geral do SIMESC, Roman Gieburowski Junior, elogiou a presença dos representantes no encontro. “Importante a presença de todos vocês aqui. É fundamental os esclarecimentos para que possamos entender o que está de fato acontecendo no curso de medicina da Unisul. Como representantes da categoria, dos médicos filiados e também dos próprios alunos, que futuramente serão filiados, essa demanda muito nos interessa”.

Amicus curiae

O advogado Rodrigo Leal, lembrou que o SIMESC entrou como amicus curiae na ação que pede a suspensão do edital de ingresso por transferência externa da Unisul. “O Sindicato vai exercer o seu papel e contribuir com mais informações para auxiliar o juiz na tomada de decisão. Não iremos nos omitir e caberá a justiça avaliar o caso”.

Também participaram da reunião o advogado Rodrigo Leal, a coordenadora do SIMESC, Juliana da Silva e os jornalistas Eduardo Schmidt e Camila Spolti.

 

  •