#

FMB participa de reunião com Ministro da Saúde

O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, e a secretária de Finanças da Entidade, Malu David, participaram na segunda-feira, 11 de maio, da 2ª reunião remota do Instituto Brasil de Medicina (IBDM) e da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed). 

Além de debater temas relacionados à saúde pública, a reunião contou com a presença do Ministro da Saúde, Nelson Teich.
Na avaliação do presidente da FMB, o ministro vai se pautar pelas questões técnicas. “O corpo técnico do Ministério da Saúde é muito competente e qualificado e permanece atuante sobrevivendo a vários governos, o que nos dá tranquilidade. Considero sua participação na reunião muito positiva, ele esclareceu muitos pontos em relação ao combate à pandemia e ficou claro que não houve uma ruptura entre o trabalho realizado entre o ministro anterior e o atual”, declarou Casemiro. 

O ministro alertou sobre as demandas reprimidas no sistema de saúde e das incertezas geradas pela pandemia. As dificuldades encontradas na coleta de informações nos estados e municípios também foi abordada. “Uma das metas é desenhar um sistema nacional para mapear não só a Covid-19, mas todas as doenças tratadas no sistema de saúde”, declarou Teich.

O ministro também ressaltou que o diálogo será uma das marcas da sua gestão. “Diálogo e comunicação, são o que fazem dar certo para conduzir a saúde”, afirmou.

A elaboração de um plano de tratamento precoce da Covid-19 e a discussão de novas estratégias de isolamento e distanciamento social, também foram temas relacionados pelo ministro.
Participaram da reunião o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Gutemberg Fialho, o presidente da Associação Medica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes e representando a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Douglas Muniz Barbosa, o presidente da FPMed, deputado Hiran Gonçalves, demais parlamentares e dirigentes das entidades médicas.

  •