#

SIMESC ajuíza ação para realização de concurso público para Neonatologistas

O déficit de nove médicos neonatologistas no Hospital Regional Homero Miranda Gomes, de São José, e a busca por contratação de profissionais há quase uma década, motivou o SIMESC a ajuizar Ação Civil Pública para solicitar que a Justiça determine ao Estado a realização de concurso público para a especialidade.

“Desde 2011 o serviço de neonatologia do Regional alerta sobre a falta de profissionais, principalmente para UTI neonatal. Houve denúncias ao Ministério Público, várias reuniões e provocações à Secretaria de Estado da Saúde, mas sem soluções efetivas. As contratações eram ‘tapa buraco’ por meio dos processos seletivos para contratos temporários, que além de quase nunca preencherem as vagas, não mantinham o profissional, que é treinado e quando começa a se desenvolver no serviço, acaba o período do contrato”, explica o assessor jurídico do SIMESC, Rodrigo Machado Leal.

De acordo com o presidente do Sindicato, Cyro Soncini, a forma mais adequada para fixar o médico e garantir melhor atendimento à população é a realização de concurso público. “É no mínimo incoerente que praticamente todos os demais profissionais da saúde sejam contratados mediante o devido e regular concurso público, mas em sua grande maioria os médicos não o são. Perde o serviço com a constante rotatividade de bons profissionais, perde a qualidade do atendimento, pois uma equipe bem formada e entrosada logo se dissipa, e perde o médico que investe seu potencial, mas tem a constante sensação de instabilidade”, destaca.


  •