#

SIMESC realiza telereunião com formandos da FURB

Aproximadamente 30 estudantes do 12º período do curso de medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) participaram, na noite de quarta-feira (09/10), de uma telereunião com dirigentes e assessores do SIMESC para apresentação do Sindicato.

A proposta do encontro, organizado pelo Diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleiniscki, e mediado pelo Diretor de Formação Sindical e Estudos Socioeconômicos, Carlos Roberto Seara Filho, foi explicar os serviços que o SIMESC oferece a toda categoria médica. “É importante que os futuros médicos conheçam as questões que envolvem a publicidade e propaganda, seus direitos previdenciário, trabalhista, jurídico e principalmente, a importância de defendê-los no ponto de vista ético”, disse Seara.

O advogado previdenciário, Kléber Coelho, comentou sobre a importância de ter um planejamento previdenciário desde os primeiros anos de formação. “Conhecer e planejar são duas ações cruciais. As novas regras da reforma da previdência, aprovada no fim de 2019, já estão valendo e serão aplicadas a vocês que estão ingressando no mercado de trabalho. É fundamental estar por dentro das questões previdenciárias desde o início da carreira”.

O advogado Erial Lopes de Haro ressaltou a importância da Assessoria Jurídica na prevenção e defesa do médico que pode ser tanto no Conselho Regional de Medicina (CRM), como nas esferas civil e criminal. “O médico recém-formado ou residente deve nos procurar não somente na iminência de sofrer um processo judicial, ação indenizatória ou afim, mas procurar preventivamente. A assessoria jurídica do SIMESC conta uma defensoria médica 24 horas, todos os dias, para atender qualquer tipo de demanda não corriqueira da atividade médica profissional a todos os médicos filiados”, explicou.

Outro assunto debatido na reunião foi as possíveis formas de contratação de médicos, explicadas pelo advogado Alberto Gonçalves. “O médico pode ser um profissional liberal, uma pessoa jurídica ou um profissional contratado via CLT. É de suma importância que ele tenha conhecimento sobre essas formas de contratação para que ele possa ter clareza de qual caminho pretende seguir profissionalmente”, orientou.

Os benefícios da Assessoria Contábil aos filiados também foi apresentado pela contadora Katiane Moro Silva. “Os médicos filiados têm direito a fazer a declaração de imposto de renda gratuitamente e também orientações de como preencher o Livro Caixa, que é um livro onde é transcrito todas as despesas de um consultório, que serão abatidas na base de cálculo do imposto de renda”, explica Katiane.

A assessora de comunicação, Camila Spolti Pereira, alertou os formandos sobre os cuidados relacionados à publicidade e propaganda. “Nem sempre a maneira como o médico opta em divulgar o seu trabalho está de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina. Nós somos capacitados para orientar nesta questão e estamos à disposição dos filiados”.

“É importante para quem está se formando ter conhecimento sobre o Sindicato. A classe médica se fortalece e os médicos trabalham com mais segurança. A participação dos novos médicos nessa caminhada é fundamental. Fica o meu convite para todos participarem conosco”, citou a Tesoureira Regional Blumenau, Mônica Helen Winnikow.

Também participaram da reunião o Diretor de Comunicação e Imprensa, Mahmud Khalil, a Diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Eliane Soncini, a Conselheira Fiscal, Juliane Ferrari, o funcionário Jean Proêncio e os jornalistas Eduardo Schmidt e Rubens Flôres.


  •