#

SIMESC lamenta o falecimento do Sócio Vitalício Isaac Lobato Filho

É com pesar que o SIMESC informa o falecimento do Sócio Vitalício, Isaac Lobato Filho, aos 96 anos, em Florianópolis. O cardiologista foi um dos três primeiros médicos a receber o título de Sócio Vitalício, adquirido no ano de 1994.

Nascido no Maranhão, Isaac chegou a Florianópolis em 1950, dois anos após se graduar pela Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. Em Florianópolis, introduziu as cirurgias torácicas e cardíacas e ajudou a criar a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na qual foi professor titular até sua aposentadoria.

Entre os anos 1962 e 1964, Isaac Lobato esteve entre os criadores do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, do qual foi diretor em 1963. Também foi superintendente da Federação Catarinense de Saúde e responsável pelos institutos de Diagnóstico Precoce do Câncer e de Hemoterapia.

Em entrevista à RIC TV em 2016, quando completara 90 anos, o cardiologista disse que cuidar das pessoas foi, para ele, uma missão de vida. Sempre trabalhou muito e enfrentou dificuldades, seja na profissão ou nos projetos que abraçou durante a carreira. Mas nunca esmoreceu, e a prova de que é exemplo para outros profissionais da saúde é o reconhecimento que sempre teve.

“Lembrarei sempre das aulas no Hospital de Caridade. O Dr. Isaac sempre foi atencioso com seus alunos e preocupado com seus pacientes. Sabia o nome de todos. Devolveu muitas vidas com suas famosas cirurgias de lobectomia. Que ele esteja bem e em paz ao lado das pessoas que encontraram a paz em outra dimensão”, disse a Tesoureira Geral do SIMESC, Anamar Brancher.

Viúvo, Isaac Lobato Filho deixa quatro filhos e netos, além de um imenso legado para a medicina catarinense. Aos familiares, amigos, colegas de profissão e ex-alunos, o SIMESC deixa seu fraterno abraço.

Fonte: NDMais


  •