#

SIMESC realiza última telereunião de diretoria de 2020

Os representantes do SIMESC, assessores e funcionários participaram nesta terça-feira (22/12) da última telereunião de Diretoria Plena de 2020. Diretores da executiva e regionais compartilharam as principais atividades realizadas durante o ano e fizeram projeções para 2021.

 

Ações Sindicais em 2020

 

A diretora de Previdência e Seguros, Cristina Pauluci, destacou a relevância da consultoria técnica prestada aos filiados pelas empresas Jomani e Santolin por meio da Central de Seguros SIMESC e o fechamento da parceria com AR Jomani que oferece desconto de 17% na compra e emissão do Certificado Digital Certisign. Cristina também lembrou que durante um período da pandemia os médicos filiados tiveram seguro de vida garantidos pelo Sindicato.  

“Na área previdenciária foram realizados mais de mil atendimentos e promovidas ações contra a Fazenda Nacional para devolução de tributos aos médicos da Unimed. A ideia é em 2021, assim que possível, retornar o projeto a Previdência Vai Até Você com as viagens de nossos advogados pelo Estado”.

A diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Eliane Soncini, comentou sobre os contatos mensais realizados com os Sócios Vitalícios e as novas parcerias do SIMESC Plus. “Higienização de ambientes, aluguéis de imóveis de alto padrão e compra de imóveis com desconto, são alguns dos mais recentes benefícios”, ressaltou.

A tesoureira geral do SIMESC, Anamar Lúcia Brancher, salientou o trabalho de acompanhamento das contas e os contatos com os tesoureiros regionais de tempos em tempos. “Apesar das dificuldades pela pandemia o SIMESC continuou com as contas no azul”, disse.

O assessor de Assuntos Jurídicos, Marcelo Rogelin, destacou o pronto atendimento dos advogados do SIMESC por meio do Plantão 24 horas, especialmente para orientações relacionadas à pandemia. “Também recorremos ao judiciário com algumas demandas que foram vitoriosas, como a decisão da justiça de exigir presença de médico em casa de parto”.

O diretor de Apoio ao Médico Pós-Graduando, Douglas Muniz Barbosa, e o diretor de Apoio ao Graduando em MedicinaOdi José Oleiniscki, fizeram um balanço das principais atividades realizadas com os Residentes e Formandos em medicina e reforçaram a necessidade de para o próximo ano ampliar o contato com os jovens. “Vamos intensificar a nossa aproximação pois o médico jovem é o futuro do Sindicato”, disse Odi.

“A ação judicial para garantir o pagamento do auxílio moradia aos Médicos Residentes filiados que fazem/fizeram Residência Médica, a partir de 2015, e custeiam/custearam as despesas de moradia de forma independente foi a nossa principal ação deste ano”, citou Douglas.

O diretor de Comunicação e Imprensa, Mahmud Khalil Zardeh, lembrou que apesar das poucas viagens, o Sindicato esteve conectado por meio das telereuniões que foram gerenciadas pela Assessoria de Comunicação do SIMESC. “Também estivemos presentes nos veículos de comunicação com mais de 50 entrevistas em rádios e televisão”, relatou. Além disso, o diretor destacou as pesquisas elaboradas pelos jornalistas sobre o trabalho médico na pandemia, UTis e SAMU.

Na secretaria geral, os destaques foram as Assembleias realizadas com nomeação de diretores e os relatórios de atividades das Diretorias Regionais, agora quadrimestrais.

O vice-presidente do SIMESC, Leopoldo Alberto Back, destacou as intermediações com a Fahece para o acordo coletivo de trabalho com os médicos do Hemosc e Cepon e que tratativas para o aditivo foram iniciadas. Responsável em acompanhar o desempenho da Assessoria Jurídica Trabalhista, ele lembrou sobre a grande atuação dos advogados em 2020 com ações para garantias trabalhistas dos médicos do SAMU, Hospital Universitário, entre outros.

Leopoldo lembrou que o SIMESC manteve o quadro de funcionários, com proteções em seus equipamentos e com todos os cuidados sanitários.

 

SIMESC presente

 

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, reforçou que o ponto mais crítico para a Entidade este ano foi a ausência de viagens. De março a dezembro do ano passado foram realizadas 30 reuniões com a diretoria executiva no Estado e este ano por conta da pandemia, nenhuma.

“Mesmo sem o convívio presencial, o SIMESC soube se superar e em um momento desafiador manteve-se ‘necessário’ aos médicos que permaneceram filiados”. Destacou também as ações do COSEMESC e as tratativas para concretizar a reunificação da FMB e Fenam.

 

Regionais

 

Os representantes das diretorias de Centro Oeste, Lages, Blumenau, Joinville, São Bento do Sul, Brusque, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, Joaçaba, Laguna e Extremo Oeste comentaram sobre os trabalhos em suas regionais.

O presidente Regional Centro-Oeste, Geverson Demarco, salientou que apesar do ano atípico, ele foi muito produtivo. “Tivemos bastante contato com os médicos em busca de orientá-los e representá-los e também com os candidatos a prefeitos”.

O presidente Regional Lages, Paulo Cesar da Costa Duarte, enfatizou que foi um ano muito trabalhoso, principalmente para os médicos que precisaram se empenhar ainda mais para garantir atendimento aos seus pacientes.

A tesoureira Regional Blumenau, Mônica Helen Winnikow, citou a importância do relacionamento com o jovem médico e lembrou da telereunião realizada com os formandos da FURB.

A presidente Regional Joinville, Tanise Balvedi Damas, explanou sobre as reuniões frequentes realizadas pela diretoria, na sede regional, e no Conselho Municipal de Saúde, além de interação com os filiados e busca de novos associados. “Agradeço a diretoria executiva e assessorias pelo apoio de sempre e para o ano de 2021 seguiremos empenhados na representatividade do médico”.

O presidente Regional Itajaí, Mauro Cesar de Azevedo Machado, comentou sobre a satisfação da inauguração da sede conjunta com a regional Balneário Camboriú. “O espaço físico nos proporcionou atender médicos na sede e também passamos muitas orientações por telefone. Para o próximo ano temos o desafio de atrair mais filiados”.

“A sede foi um grande ganho para os médicos de Balneário Camboriú e Itajaí e nossas diretorias. Temos condições de recebê-los com conforto e participar de telereuniões direto da sede”, acrescentou a tesoureira Regional Balneário Camboriú, Priscila da Silva Daflon.

O presidente do SIMESC Regional Brusque, Laércio Cadore, comentou sobre a necessidade da formação da nova diretoria após o falecimento do secretário André Karnikowski e a vitória dos outros dois diretores na eleição da Unimed Brusque. “Todos os colegas se reuniram para cumprirmos as tarefas”, disse.

O presidente Regional Chapecó, Robson Alexandre Vieira de Souza, destacou as reuniões com os médicos e o desafio de superar a pandemia, além da luta pelas garantias trabalhistas dos médicos do SAMU.

As dificuldades do SAMU também foram lembradas pelo presidente Regional Extremo Oeste, Antônio Marcos Weschenfelder Duarte que considerou como desafio de 2020 os poucos profissionais na linha de frente da Covid-19.

“O SIMESC foi muito atuante e deu apoio necessário aos médicos. O meio eletrônico facilitou e nos aproximou, fortalecendo as regionais”, citou.

Para o presidente Regional Laguna, Garibaldi Monteiro Bastos, o presidente Regional Joaçaba, Jair José Gemeli, e a presidente Regional São Bento do Sul, Janine Allassia Drebes Melo, o ano foi desafiador, mas o SIMESC honrou o seu papel. 

“Mantivemos uma boa assistência aos médicos que tiveram dificuldades e isso é muito positivo”, ressaltou Jair.

“Mesmo cansados, os médicos estiveram firmes e vamos em frente”, concluiu Janine.

 

Açõe Sindicais em 2021

 

Em 2021 o SIMESC deverá prosseguir nas suas ações, de representar e defender o médico em Santa Catarina, com atividades em formato digital e, com o arrefecimento da pandemia, com atividades presenciais.

 

Encerramento

 

No encerramento da telereunião Cyro Soncini apresentou um vídeo com a música de Charles Chaplin, Smile, na voz de Nat King Cole e deixou como mensagem. “Apesar das dificuldades temos que seguir em frente e se for com sorriso será bem melhor”.


  •