#

Pediatria em SC: SIMESC cobra soluções para carência de leitos em Audiência Pública

Em Audiência Pública realizada na manhã desta terça-feira (21/06), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), entidades médicas e parlamentares discutiram sobre a carência de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais em Santa Catarina.

Com atestado médico, o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, participou do encontro remotamente e outros dois representantes da pasta da mesma maneira.

”A ausência da secretária dá a impressão de apenas estarmos cumprindo tabela. A Secretaria não é só o secretário. Há muitos anos estamos vivendo esse problema. Quase quatro meses para se ter uma resposta. Não basta anunciar que o governo vai abrir leitos, tem que abrir leitos”, afirmou o presidente ao sugerir alguns encaminhamentos.

“Façam o mesmo que fizeram com a gratificação da Covid-19 e ofereçam algo a mais para que venham médicos pediatras e neonatologistas de outros Estados. Ajustem a regulação para que se referenciem leitos privados regionais antes de transferir pacientes para outros municípios. Incluam as entidades médicas na Sala de Situação para que possam fazer as contribuições”, disse.

Proponente da audiência, o deputado médico Vicente Caropreso destacou que o problema é complexo e exige planejamento. “Algumas ações feitas inicialmente pela Secretaria de Estado da Saúde amenizam a situação. Mas a audiência pública não é para debater apenas o agora, mas a evolução do problema e o enfrentamento dos próximos invernos. Quais são as alternativas e estratégias que a Secretaria de Estado e as secretarias municipais farão para enfrentar estas dificuldades geradas pela praticamente lotação total dos leitos?”.

Assista a Audiência Pública:


  •