#

Regional Araranguá: SIMESC realiza encontro com médicos da região

Na noite do dia 23 de junho, dirigentes do SIMESC reuniram-se com médicos e diretores da regional de Araranguá, no salão do Hotel Dalmoro, num encontro que teve como objetivo a reaproximação da Diretoria Executiva junto aos médicos da região após a retomada das viagens no ano de 2022.

O presidente do SIMESC Regional Araranguá, Stêfanio Napoli Oliveira, ressaltou o trabalho do Sindicato na luta pela valorização do trabalho médico. “É a segunda vez que eu faço parte da diretoria pela importância que enxergo. Eu percebo que cada vez mais a desvalorização de nossa profissão está presente e o SIMESC é a entidade que mais se aproxima em nos representar e lutar pelas nossas causas. 

Cyro Soncini, presidente do SIMESC, falou sobre o retorno às reuniões presenciais e os objetivos desses encontros. “Com a situação da pandemia controlada em nosso Estado, voltamos a viajar para conversar com os médicos e entender melhor o que se passa em cada região. A pauta é feita por todos que aqui estão presentes e temos aqui diretores e advogados que certamente contribuirão para esta conversa”, comentou Cyro.

O Secretário Geral do SIMESC, Leopoldo Back, aproveitou o encontro para reforçar o convite para a 23ª edição do Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina (FEMESC), na Capital. “O evento ocorrerá na sexta-feira, dia 1º de julho, no auditório do Conselho Regional de Medicina. Para quem não puder ir a Florianópolis, o evento será transmitido on-line via YouTube do CRM-SC. O tema central do encontro será “Valorização do Trabalho Médico: Presente e Futuro”. A presença de cada um de vocês, seja presencial ou virtualmente, é muito importante”, enfatizou Leopoldo.

Durante a reunião, muitos assuntos foram debatidos, como a desvalorização do trabalho médico, a falta de gratificação em áreas com carência de profissionais, a situação das UTIs pediátricas e neonatais no Estado, SAMU, o aumento infrene das faculdades de medicina, a problemática do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá, que convive com a falta de docentes, causando diversas consequências como a parcial paralisação de aulas e a impossibilidade de inscrição em todas as disciplinas dos graduandos da sétima fase do semestre 2022/1, e outros assuntos. O advogado Ismael Carvalho e a advogada Vanessa Lisboa contribuíram com os temas abordados por meio de suas avaliações jurídicas e esclarecimentos de dúvidas.

Celson Santolin, representante da Santolin Corretora de Seguros Ltda, serviço de Seguro de Reponsabilidade Civil que o SIMESC disponibiliza e recomenda a todos os médicos filiados, falou sobre a importância deste serviço na proteção do médico. “Eu costumo dizer que o Seguro de Responsabilidade Civil deveria ser um custo fixo na vida de um profissional médico, algo imprescindível. Nossa especialidade na área nos permite orientar o cliente para a adesão à proposta que lhe proporcione uma proteção mais completa em termos de coberturas serviços prestados, compreendendo completamente os riscos expostos e sanando as suas necessidades”, explicou Celso. 

Também estiveram presentes na reunião a tesoureira da regional Araranguá, Cristiane Bohme, o diretor Adjunto de Assuntos Jurídicos do SIMESC, Mahmud Khalil Zardeh, o diretor de Saúde Suplementar, Odimar Pires Pacheco, o jornalista Eduardo Schmidt e a funcionária Ana Cristina Silva.


  •