#

Vetos ao Ato Médico e MP 621/13 em debate no Encontro Nacional Extraordinário

Cerca de 300 lideranças médicas de todo o Brasil participam nesta sexta-feira (9) do segundo dia do Encontro Nacional Extraordinário das Entidades Médicas (Enem), realizado em Brasília. Deste encontro, sairão as estratégias de ação dos médicos brasileiros contra os vetos à Lei do Ato Médico e a Medida Provisória 621/2013, que instituiu o Programa "Mais Médicos".
Pela manhã, os participantes discutiram os vetos, a articulação no Congresso Nacional e as estratégias de ação. Entre as sugestões de ações apontadas estão a elaboração de material informativo sobre o chamado diagnóstico nosológico (de doenças), para esclarecer parlamentares, população e outros profissionais.

Ainda pela manhã, também foram abordados os impactos da MP 621/13 no trabalho médico no SUS e suas implicações no ensino médico, especialmente na graduação e residência médica. Para os participantes, a MP traz um grande risco para o país, pois permite que médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior e sem a qualificação necessária exerçam a profissão livremente nas periferias do Brasil.

Durante a tarde, as discussões tiveram como foco algumas das ilegalidades da MP 621, como o ingresso de médicos estrangeiros sem revalidação de diploma e as transgressões aos diretórios humanos e trabalhistas.

O encontro, que segue até sábado (10), é promovido pela Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM). Confira abaixo a programação.

 

  •