#

Falta de pediatras é discutida no CMS de Joinville

A presidente do SIMESC Regional Joinville, Tanise Balvedi Damas, e o diretor Regional de Apoio ao Graduando em Medicina,Cassiano Gonçalves Ucker, representantes do Sindicato dos Médicos no Conselho Municipal de Saúde de Joinville (CMS) participaram no dia 29 de janeiro da primeira reunião do Conselho do ano.

Entre os pontos debatidos, destaca-se a falta de médicos pediatras nos Pronto Atendimentos (PAs) da cidade, problema que ocorre há alguns anos. De acordo com os gestores, as principais razões para o fato são escassez de profissionais no mercado em geral, alguns pediatras lotados em outras unidades de saúde e aposentadorias.

“O serviço precisa ser mais atraente para conquistar pediatras e outros médicos, como remuneração digna, condições ideais para o exercício da profissão, com estrutura adequada, ambiente de trabalho agradável e melhor comunicação entre chefias e médico”, argumentaram os representantes do SIMESC.

O assunto será encaminhado à Comissão de Assuntos Internos (CAI) para providências. Atualmente oito mil crianças nascem por ano em Joinville.

“Pode ser necessário tomar alguma medida emergencial como remanejamento de escalas, mas deverá ser temporário. É preciso pensar a longo prazo. O município deve se organizar para oferecer escala completa de pediatra nos três PAs de forma contínua e não apenas em dois postos como proposto”, declara Tanise.

 

 


  •