#

Prefeitura de Camboriú quer pagar só 10% do salário para os médicos

O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc) repudia o processo seletivo que está sendo realizado pela prefeitura de Camboriú em que chama para a contratação temporária médicos de várias especialidades e oferece como pagamento o piso de R$ 1.566,58 para 20 horas.

A citada remuneração é um evidente desrespeito às lutas profissionais da categoria médica em todo o país e representa pouco mais de 10% do valor do Piso Nacional do Médico (R$ 14.134,58 – 20 horas), defendido por todas as entidades médicas nacionais.

É sabido que remuneração inadequada gera pelo menos dois problemas: a não fixação do profissional no serviço público de saúde, o que fragiliza a relação médico-paciente, e a falta de condições do médico se manter atualizado e com competência técnica de entregar o atendimento que a população merece e necessita.

Ainda que a prefeitura justifique problemas financeiros para não estabelecer uma remuneração digna e baseada no que indicam as entidades médicas, o Simesc repudia atitudes que buscam remediar com placebo os graves problemas de saúde, iludindo o cidadão de que terá acesso a serviço público de saúde com qualidade.

A saúde precisa ser prioridade e não pode ser tratada com migalhas.

Florianópolis, 18 de abril de 2018.

Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina - Simesc


  •