#

Enem reúne lideranças médicas para discussão dos rumos da saúde no Brasil

Mais de 300 médicos de todas as partes do País participaram nesta terça-feira (26/06) do primeiro dia da 13ª edição do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), em Brasília. O evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Médica Brasileira (FMB), e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), é um dos maiores encontros da categoria no Brasil e havia sido realizado pela última vez em 2013.

A cerimônia de abertura contou com a participação dos presidentes das entidades organizadoras que reforçaram a importância do evento para as melhorias da saúde.

“Vivenciamos um momento político preocupante e devemos ao País e aos médicos uma intervenção positiva e propositiva. Que nosso trabalho aqui seja como um farol para dias melhores para a medicina e a saúde dos brasileiros”, declarou o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.

“Estarmos aqui unidos é reflexo de maturidade das entidades e da categoria médica. Que consigamos nos despir de qualquer posição para nos vestirmos unicamente de cidadãos brasileiros para tentar melhorar o Brasil”, complementou o presidente da AMB, Lincoln Lopes Ferreira.

O presidente do CFM, Carlos Vital, apresentou em primeira mão dados da pesquisa encomendada pelo Conselho que comprovou mais uma vez a insatisfação dos brasileiros com a saúde pública.  “Os números deixam claro que a saúde não pode ser ignorada pelos candidatos, e para atender o anseio legítimo da população por uma assistência de qualidade, é preciso tratar a questão com seriedade”.

Formação Médica

O primeiro eixo tratado no Enem foi sobre a formação médica.  Lúcio Flávio Gonzaga Silva, conselheiro federal, Diogo Leite Sampaio, vice-presidente da AMB e Adhemar Dias de Figueiredo Neto, presidente do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares e representante da Fenam explanaram sobre o assunto.

Foram apresentadas e debatidas as propostas sobre o tema, que incluem a avaliação e fiscalização das escolas médicas, revisão da situação dos médicos residentes, a qualidade da formação dos médicos entre outros debates que são frequentes à rotina das entidades.

Mercado de trabalho do médico

No período da tarde, as lideranças discutiram três aspectos dentro do eixo Mercado de Trabalho: Impacto do Programa Mais Médicos, Sistema Suplementar de Saúde e Prestação de Trabalho no SUS. O presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso secretariou a mesa.

Otávio Marambaia dos Santos, integrante da Comissão Nacional Pró-SUS, do CFM apresentou dados que comprovam a ineficiência do Programa Mais Médicos para sanar o problema da falta de profissionais em áreas remotas e salientou que são necessárias medidas reais para melhorar a assistência de saúde à população.  

Carlos Edson Martins da Silva, vice-presidente da Academia Brasileira de Medicina Militar e representante da Fenam acrescentou que a Carreira Médica de Trabalho é indispensável, assim como funciona no judiciário e no magistrado. “A solução para termos mais médicos em todas as áreas do país é brasileira”.

Miyuki Goto, representante da AMB, também participou do debate contribuindo com informações sobre a saúde pública e suplementar.

Após os debates os delegados aprovaram as propostas para integrar a carta final do evento que será entregue aos candidatos às eleições 2018.

O evento continua na quarta-feira (27/06) com a programação a seguir:

08 às 08h45 – EIXO 3: Assistência Médica à Saúde no Brasil

Moderador: Márcio Silva Fortini – Diretor de Atendimento ao Associado daAMB

Secretário: Sidnei Ferreira – Conselheiro Federal do CFM

Relatoria: José Fernando Maia Vinagre – Conselheiro Federal do CFM

SUBTEMAS:

08às 08h15 - ANS e a Assistência Médica

Apresentador: Emilio Cesar Zilli - Ex-diretor de Defesa Profissional da AMB

08h15 às 08h30 – Financiamento

Apresentador: Salomão Rodrigues Filho – Conselheiro Federal do CFM

08h30 às 08h45 - Modelos de Gestão de Sistemas de Saúde

Apresentador: Eduardo Santana - Ex-Presidente do Sindicato dos Médicos Goias, Ex-secretário geral da CONFEMEL- FMB

08h45 às 10h30 – Plenária com Delegados do ENEM

10h30 às 12h30 – Plenária Final

Moderador: Donizetti Dimer Giamberardino Filho – Coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS – CFM

Secretário: Jorge Sale Darze, Waldir Araújo Cardoso, José Luiz Dantas Mestrinho

Relatoria: Equipe

12h30 às 13h - Encerramento

O Enem está sendo transmitido ao vivo pelo site www.portalcfm.org.br


  •