#

Dia do Médico

Por: Leopoldo Alberto Back, médico oncologista e vice-presidente do Sindicato dos Médicos de SC

O Dia do Médico é dedicado a lembrar do melhor amigo da saúde! Um Alguém a quem confiamos a guarda da nossa vida! Seres humanos como quaisquer outros, com sonhos e necessidades, família, amigos. Frágeis e falíveis.

A Medicina não é uma ciência exata. Para exerce-la é necessário conhecimento e técnica e também alma e empatia. É mister sabedoria e bom senso e humildade para reconhecer as limitações.

Com o rápido e explosivo crescimento da Ciência Médica, os desafios aumentaram, para cada médico individualmente e para todo o sistema de saúde, que não tem conseguido absorver a rápida evolução de novas técnicas e tratamentos.

Urgem novas políticas de saúde para o país, em que doenças típicas de nações pobres e atrasadas convivem com aumento preocupante de doenças de populações em envelhecimento, como o câncer. A crise econômica piorou a situação gerando grave impacto sobre o sistema, principalmente o SUS. Em épocas de epidemias de velhas doenças como a febre amarela e a sífilis e o crescimento assustador de outras, vimos os recursos minguarem.

A par disto, as políticas erradas e desastrosas dos últimos governos federais trouxeram o caos para a atividade médica, com deliberada campanha de desconstrução da imagem profissional, priorização de estrangeiros inabilitados para o exercício profissional, criação indiscriminada de cursos de Medicina, congelamento da tabela SUS, e outras atitudes destrutivas.

As entidades médicas viram aumentar o trabalho em defesa do médico. Recentemente a confirmação da constitucionalidade da terceirização da atividade fim pelo STF autorização a terceirização com regras e contratos, algo inaceitável para quem tem tantas responsabilidades e deveres, e que necessita um mínimo de tranquilidade e proteção para trabalhar.

O Sindicato dos Médicos permanece vigilante e atuante na defesa profissional e saberá cumprir seu dever de atender aos legítimos interesses profissionais destes e promover o direito de acesso da saúde aos cidadãos.


  •