#

Videoarte presta homenagem ao compositor brusquense Edino Krieger

Produção do Consonante Duo será lançada no dia 15 de maio no Instituto Aldo Krieger, em Brusque; vídeo estará disponível gratuitamente

 

               O compositor Edino Krieger, nascido em Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, será homenageado com um videoarte produzido pelo Consonante Duo, formado pela atriz Lieza Neves e pelo músico Marcio Bicaco. O lançamento do vídeo “Edino Menino e seu Violino”, será a partir das 19h30 do dia 15 de maio no Instituto Aldo Krieger, em Brusque. A entrada é gratuita.

A produção de 35 minutos, é embalada por diversas músicas do compositor numa narrativa que apresenta hábitos, brincadeiras, escolarização, religiosidade, família e sociedade do período de infância de Edino nos anos 30, quando morava em Brusque.

“O fio condutor da história é o episódio marcante na vida do menino Edino quando ganhou do pai, o maestro e compositor Aldo Krieger, o primeiro violino. O tom infantil ganha um elemento cênico cativante: um boneco, representando Edino em suas aventuras de meninice. Ele conduz o olhar do espectador e aparece em momentos de sonho na história”, adianta Lieza.

O elenco do projeto é formado pelo Consonante Duo, que desde 2017 apresenta repertórios com textos poéticos declamados e percussão. Lieza conta que o texto da montagem é inédito, e foi criado a partir de pesquisas e entrevistas com o maestro. A trilha é formada por cantigas infantis de autoria de Edino Krieger, executadas no vibrafone por Marcio Bicaco.

Selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura, o projeto teve ainda participação da compositora Silvia Beraldo nos arranjos para vibrafone e o filme foi gravado nos estúdios da 30 por segundo.

 

Edino e o projeto

Falecido em dezembro de 2022, o compositor ficou sabendo do projeto e enviou um áudio alguns dias antes do falecimento para a equipe. Lieza conta que na mensagem, que vai integrar parte do vídeo, Edino agradeceu e disse estar contente ao ser homenageado. “Eu já havia entrevistado ele em 2018, quando ele e a esposa passaram uns dias por Florianópolis. Naquela oportunidade havia comentado com ele o interesse em produzir algo para homenageá-lo”, compartilha.

 

“Edino Menino e seu Violino”

O vídeo será publicado no canal do YouTube do Consonante Duo e no do projeto Vozes e Memória, que trata sobre Patrimônio Imaterial de Brusque e região. Bicaco destaca que haverá também uma versão com intérprete de Libras e audiodescrição.

O lançamento do videoarte “Edino Menino e seu Violino” será no dia 15 de maio, às 19h30, no Instituto Aldo Krieger, em Brusque, dentro da programação da 21ª Semana Nacional de Museus e terá entrada franca. Durante a semana serão realizadas mais sete sessões do filme seguidas de um bate-papo com os artistas, todas são gratuitas. Cinco são voltadas para o público escolar e outras duas, nos dias 16 e 18, às 19h, são para a comunidade. Mais informações @consonanteduo / 47 99915-6634.


  •