#

UNIDAVI: SIMESC realiza reunião com Acadêmicos

No dia 27 de março, dirigentes do SIMESC estiveram presentes no auditório da UNIDAVI, em reunião com Acadêmicos de Medicina da Universidade. Na ocasião, o diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleiniscki, apresentou o Acadêmico Integrado, programa do Núcleo Acadêmico do SIMESC que tem o objetivo de aproximar os estudantes de medicina da Entidade.

“O Sindicato tem como prerrogativa a defesa do médico, mas também reconhecemos a necessidade de auxiliar os estudantes durante a vida acadêmica. Quem fizer parte do programa Acadêmico Integrado, receberá informações da área médica e também sindicais, além de ter acesso, sempre que solicitado, de consultas e pareceres das assessorias jurídica, imprensa, previdenciária, contábil e seguros”, disse Odi.

O presidente do SIMESC Regional Rio do Sul, Alexandre Robles, destacou que a região tem uma sede e está à disposição de todos. “Temos atendimento presencial e por telefone, em que vocês podem fazer contato para que possamos encaminhar as demandas”.

O Secretário Geral do SIMESC, Vânio Lisboa, disse que a Universidade prepara o médico para exercer a profissão com o conhecimento técnico-científico, e que muitas vezes o médico se depara com situações nas quais ele não foi ensinado como proceder. “São problemas que aparecem no nosso dia a dia e nos pegam de surpresa, mas que necessitam de uma rápida resolução. Pensando nisso, o Sindicato tem à disposição um advogado de plantão 24 horas para atender o médico e orientá-lo sobre qual a melhor decisão tomar”, explicou Vânio.

Thiago Pawlick, advogado previdenciário do SIMESC, explicou sobre a necessidade de haver um bom planejamento previdenciário e financeiro desde os primeiros anos de carreira para que o médico possa obter o melhor benefício previdenciário. “Além disso, ressalto a importância da produção de provas para o reconhecimento da atividade especial, visando à antecipação da aposentadoria. Essa atuação proativa da assessoria previdenciária é um dos muitos exemplos do apoio tangível oferecido aos sindicalizados pelo SIMESC”.

A advogada Vanessa Lisboa fez um breve relato sobre a resolução 2.336/2023 da publicidade médica, que entrou em vigor no dia 11 de março deste ano, e também da Lei do acompanhante, publicada no final de 2023 e que assegura a presença de acompanhante durante todo atendimento em saúde em unidades públicas e privadas às mulheres brasileiras. “São mudanças recentes nas quais os médicos precisam ter conhecimento. Quanto à resolução sobre publicidade e propaganda, consideramos que houve uma modernização se comparada a como era antes, porém ainda é importante ter atenção ao que não pode ser feito, pois o seu descumprimento pode acarretar em implicações jurídicas graves”, ressaltou Vanessa.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, finalizou a reunião agradecendo ao coordenador do curso de medicina da UNIDAVI, Dr. Augusto Fey, pela oportunidade de conversar com os Acadêmicos e destacou a importância da reunião “É uma oportunidade que muitos de nós diretores não tivemos quando éramos estudantes. Em nossa experiência como dirigentes, percebemos que muitos médicos só tomam conhecimento do Sindicato na hora que surge alguma demanda na qual temos a competência de atuar. Portanto, nossa ideia de realizar encontros com Acadêmicos é permitir que vocês possam ter o conhecimento de que há uma instituição que os defende e que está à disposição principalmente para orientar o médico, diminuindo o risco de inconvenientes que podem ocorrer durante o exercício da profissão”, disse Cyro.

Ao final da reunião, foi realizado o sorteio de um estetoscópio.

Também participaram da reunião o jornalista Eduardo Schmidt, o coordenador administrativo adjunto do SIMESC, Jean Proencio, e a funcionária regional, Isadora Ramos.

Para mais informações sobre o projeto Acadêmico Integrado clique AQUI.


  •