19-11-2008 - Inaugurada reforma na oncologia

Foram seis meses de trabalho para deixar pronto um dos mais modernos centros de tratamento e combate ao câncer em Santa Catarina. O funcionamento da unidade depende ainda de uma vistoria técnica do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A previsão, segundo o presidente do conselho administrativo do hospital, Paulo Mattos, é que dentro de 60 dias esse trabalho seja concluído e o setor seja aberto para o atendimento ao público.
A unidade irá atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que deverá absorver 60% dos serviços, além de convênios e particulares.
A nova estrutura tem equipamentos de última geração. Uma da máquinas mais caras é um acelerador linear, usado no tratamento com radioterapia. A tecnologia permite um diagnóstico preciso do paciente em três dimensões. O custo foi de R$ 1 milhão. Importado do Canadá, teve que ser montado por uma equipe especializada. Foram duas semanas apenas para a instalação.

Obra acaba com idas a outros centros
Agora, pessoas em tratamento em Joinville, Blumenau e Florianópolis serão atendidas em Jaraguá do Sul.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, este ano 63 pacientes se deslocaram para fora da cidade para receber atendimento nesta área.
A unidade de oncologia também vai atender a região do Planalto Norte do Estado e de todo o Vale do Itapocu. A estimativa é que pelo menos 150 pessoas fazem tratamentos de câncer em Mafra, Canoinhas, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder.
- Procuramos oferecer uma estrutura que garanta a segurança nos exames e também com um ambiente humanizado para que as pessoas se sintam bem - disse Mattos.

Fonte: Diário Catarinense - 19-11-2008


  •